PETROBRÁS ASSINA ACORDO COM BANCOS DA CHINA, DE OLHO EM INVESTIMENTOS EM PROJETOS DE BAIXO CARBONO

Entendimento

A Petrobrás anunciou que assinou dois acordos com os principais bancos da China atuantes no setor de petróleo, gás e energia: o China Development Bank (CDB) e o Bank of China. Os memorandos de entendimento foram firmados durante a viagem do presidente da petroleira, Jean Paul Prates, à China. Segundo a estatal, os acordos têm como objetivo avaliar oportunidades de investimentos e cooperação em iniciativas de baixo carbono e finanças verdes. Além disso, a parceria pode ainda auxiliar a financiabilidade da cadeia de fornecedores nacionais da Petrobrás e incrementar as trocas comerciais e financeiras entre a petroleira e empresas chinesas.

As cerimônias de assinatura dos acordos contaram com a presença do presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, e do diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sergio Caetano Leite, além dos principais executivos das duas instituições financeiras. Os memorandos são de caráter não vinculante e, após a conclusão das análises técnicas necessárias das estimativas de custo, prazo e retorno, os projetos estarão em condições de serem apreciados pelas devidas instâncias de aprovação interna, conforme a governança da companhia. Os acordos têm prazo de cinco anos e estão alinhados com os elementos estratégicos do Plano Estratégico 2024-28.

Jean Paul Prates destacou que as assinaturas dos dois acordos representam um passo importante de aproximação da Petrobrás com a China, em linha com recentes ações desenvolvidas pela companhia no Brasil. “As duas iniciativas são extremamente importantes para fortalecer nossa parceria com China Development Bank e com o Bank of China. A China será um parceiro decisivo na estratégia da Petrobras para retomar presença global. Enxergamos o mercado chinês como prioritário nesse processo. Vamos buscar oportunidades e trabalhar em parceria com empresas chinesas e de outros países”, afirmou.