Gestão da Alemoa “improvisa” na segurança e usa sistema de combate a incêndio para resfriar tanques

Arriscando com a vida

Informamos que o Terminal Aquaviário da Alemoa apresenta sérias questões relacionadas à má gestão da equipe de manutenção. O sistema de refrigeração dos tanques refrigerados de GLP está há muito tempo com bombas defeituosas, sendo que várias delas estão em manutenção. Recentemente, ocorreu um episódio preocupante, quando a última bomba das três em operação apresentou problemas e ficou indisponível. Diante disso, a solução “encontrada” pelo terminal foi utilizar o sistema de combate a incêndio para suprir a deficiência do sistema de refrigeração dos tanques refrigerados de GLP, o que é absolutamente inaceitável.

O descaso observado no Terminal da Alemoa é alarmante, uma vez que todas as três bombas ficaram indisponíveis ao mesmo tempo. Além disso, utilizar como sistema de segurança as bombas de incêndio, como paliativo para o sistema de refrigeração, coloca o terminal em um risco ainda maior. Essas ações são motivadas por uma política de economia na qual, tanto a gestão geral como a gestão de manutenção, não quer se indispor com a chefia e solicitar o aporte financeiro necessário para a manutenção adequada desse importante terminal, colocando não só em risco as instalações, mas as vidas de todos os trabalhadores da unidade.

O sindicato já denunciou essa situação aos órgãos superiores da empresa e espera que as medidas necessárias sejam tomadas, incluindo a substituição dos gestores responsáveis por essas irregularidades. Além de interferir na parte administrativa relacionada ao avanço de nível e promoção, esses gestores também falham em cumprir sua responsabilidade de garantir a manutenção adequada do terminal da Alemoa.

O terminal ficou operando sem o sistema de refrigeração e com o sistema de incêndio assumindo uma função para a qual não foi projetado, colocando em risco grave toda a operação. Sem mencionar o prejuízo financeiro gerado, pois uma das alternativas encontradas, além de utilizar o sistema de incêndio para refrigeração, foi queimar gás no flare, o que impacta negativamente as finanças da companhia. Até quando gestões incompetentes e alheias à política do atual comando da Petrobrás e da Transpetro, que assumiu a empresa com discurso de valorizar os trabalhadores, continuarão a comandar um terminal de tamanha importância?