Federação Nacional dos Petroleiros dá as boas-vindas aos novos petroleiros e petroleiras da Petrobrás

Novatos

Diretores da Federação Nacional dos Petroleiros apresentaram o histórico da entidade na luta em defesa da categoria petroleira

No dia 22 de junho a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) participou do evento de recepção aos novos empregados do Sistema Petrobrás, realizado no Edifício Horta Barbosa (EDIHB), no Rio de Janeiro (RJ), com a atividade “O papel da Federação Nacional dos Petroleiros no movimento sindical petroleiro e na defesa da Petrobrás”.

Os diretores da FNP presentes apresentaram aos petroleiros um pouco da história da entidade e contaram sobre a sua atuação combativa na defesa dos direitos da categoria, contra o desmonte e a privatização da companhia e as perspectivas em relação ao novo governo federal.

“Além de mostrar aos entrantes o papel do sindicato e da Federação, também foi importante recordar o histórico do que vem acontecendo na Petrobrás, impactando inclusive os petroleiros novatos, como no caso de uma turma no início dos anos 2000, que teve seus direitos retirados de um acordo coletivo para o outro, ou ainda mais recente quando se modificou os critérios do Adicional Provisório de Transferência Temporária (APTT), atingindo os novos companheiros que já entraram na companhia se mobilizando”, relembra Eduardo Henrique, secretário-geral da FNP.

O dirigente diz ainda que a atividade de ontem foi fundamental para explicar o porquê da existência de duas federações e as suas diferenças dos pontos de vista histórico e político.

“Nesse novo cenário político, é preciso reforçar a necessidade do papel do sindicato como defensor dos direitos dos trabalhadores, independente de qualquer patrão e de qualquer governo. E essa é a vocação da FNP, diferente da outra federação, que mais uma vez se mostra atrelada ao novo governo, e isso é um obstáculo a ser superado para que consigamos a necessária unidade entre todas as bases para lutarmos pelos nossos direitos e em defesa da Petrobrás”, pontua Eduardo Henrique.

Fonte: FNP