FNP se reúne com o RH da Petrobrás para tratar da reconstrução da Universidade Petrobras (UP)

Retomada

Em reunião a convite do RH da Petrobrás, Federação Nacional dos Petroleiros apresenta sua concepção para a retomada da UP com qualidade

Ontem (12/06), a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu virtualmente com o RH da Petrobrás para tratar da reconstrução da Universidade Petrobras (UP).

Em sua apresentação, a companhia entende que precisa fortalecer a “Nova UP” com uma atuação integrada e transversal para superar os desafios de crescimento, reposicionamento e da transição energética.

E para isso pretende integrar a gestão da UP com a área de negócios “com uma governança estabelecida com a participação dos sponsors das áreas e demais stakeholders”.

Em sua apresentação, o RH também ressaltou que a Petrobrás deseja ampliar a representatividade interna e externa da UP e tem o grande desafio de gerir o conhecimento lá produzido.

O estreitamento de relações da Universidade Petrobras com entidades de capacitação e tecnologia do país e do exterior também foi destacado pela companhia.

A FNP
No encontro, a Federação Nacional dos Petroleiros parabenizou a iniciativa e lembrou ao RH que cobrou a retomada dos investimentos na UP e no Cenpes já na reunião presencial com o presidente Jean Paul Prates, em 27 de janeiro deste ano.

Alguns apontamentos, no entanto, foram realizados pela FNP, como a continuidade das reuniões para que se possa chegar a uma melhor formatação da UP ou ainda a isonomia para que todos tenham acesso aos cursos, além de mais oportunidades aos funcionários de integrar o corpo docente, valorizando a alternância entre professores.

A FNP também defendeu que a Universidade Petrobrás se abra para o público externo e realize novos convênios com entidades públicas de educação, assim como entende que a descentralização e a regionalização dos cursos é uma meta que deve ser perseguida pela empresa.

“Também é preciso recuperar o conhecimento do corpo técnico de nível médio e superior daqueles que saíram da empresa através dos Planos de Demissão Voluntária (PDVs), situações em que não houve a transição de conhecimento”, relembrou Adaedson Costa, secretário-geral da FNP.

Para a FNP, a Universidade Petrobrás necessita estar ligada ao RH corporativo da companhia, uma vez que essa é a área que lida com pessoas e capaz ainda de fazer a integração entre os vários setores da companhia.

A FNP entende que a mão de obra na Petrobrás tem que ser própria. No entanto, sabendo da realidade dos empregados terceirizados na companhia, esses trabalhadores precisam ser devidamente treinados, e tal preparação de qualidade deve ser ofertada pela UP.

Em relação à transição energética, a Federação Nacional dos Petroleiros acredita que a UP tem papel determinante para munir a sociedade brasileira com informação qualificada, assim como o Cenpes pode desenvolver novas tecnologias. Logo, a interação entre as duas unidades será primordial para a reconstrução da Petrobrás.

Por fim, a FNP enxerga com bons olhos a retomada da UP,  mas alertou o RH sobre os problemas existentes no passado, destacando que essa é a oportunidade de se fazer melhor para que  a categoria petroleira e a sociedade brasileira possam aproveitar desta “Nova UP”.