Campanha Junho Vermelho busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue

Doe!

O Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, é uma data importante que busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue. A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl, um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos. Por isso, o mês de junho foi dedicado para conscientizar e incentivar as pessoas sobre a importância da doação contínua de sangue. A campanha “Junho Vermelho” é uma iniciativa do movimento Eu Dou Sangue, criado em 2011 Essa iniciativa tem como objetivo destacar a necessidade contínua de doadores voluntários e reforçar a gratidão pela generosidade daqueles que doam sangue para salvar vidas.

A doação de sangue é um ato nobre e solidário que desempenha um papel crucial no sistema de saúde. O sangue é um recurso vital que não pode ser fabricado artificialmente, tornando a doação essencial para pacientes que sofrem de doenças graves, vítimas de acidentes, mulheres em trabalho de parto, indivíduos submetidos a cirurgias complexas e muitas outras situações de emergência.

Ser um doador de sangue é uma ação relativamente simples, mas que faz uma diferença significativa na vida de outras pessoas. Para ser um doador, é necessário atender a certos critérios básicos de elegibilidade. Geralmente, as exigências incluem:

Ter idade entre 18 e 69 anos (em alguns países, a idade mínima pode variar).

Estar em boas condições de saúde, sem doenças infecciosas ou crônicas.

Pesar mais de 50 kg.

Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas últimas 24 horas antes da doação.

Não ter feito tatuagens ou piercings nos últimos 12 meses (as regras podem variar).

Além disso, é importante que o doador passe por uma triagem pré-doação para garantir a segurança tanto para ele quanto para o receptor do sangue. Durante esse processo, serão avaliados fatores como a pressão arterial, níveis de hemoglobina e histórico médico.

Uma doação de sangue é um procedimento rápido e seguro, geralmente levando cerca de 10 a 15 minutos para coletar uma unidade de sangue. O corpo possui a capacidade de repor o sangue doado em um curto período de tempo, permitindo que o doador possa doar novamente após um intervalo específico, que varia de acordo com a legislação de cada país.

A doação de sangue é uma ação altruísta que pode salvar vidas. Ao doar sangue, você está dando a alguém a oportunidade de sobreviver, de lutar contra uma doença ou de se recuperar de um acidente grave. Uma única doação pode beneficiar várias pessoas, pois o sangue coletado é separado em diferentes componentes, como plaquetas, glóbulos vermelhos e plasma, que podem ser utilizados individualmente para tratar diversas condições médicas.

O Sindipetro-LP entende a importância da data e por isso, sempre encampou campanhas de doação para sócios e dependentes. Doar sangue é um ato de solidariedade. Portanto, no Dia Mundial do Doador de Sangue, é importante refletir sobre a importância desse gesto solidário e encorajar mais pessoas a se tornarem doadoras.