FNP completa 13 anos de luta e comemora a data em meio ao ato em defesa da Petros, no Rio de Janeiro

Na luta!

Neste dia 30 de maio a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) completa 13 anos de sua fundação. Formada por cinco sindicatos, Sindipetro Litoral Paulista, Sindipetro São José dos Campos, Sindipetro Rio de Janeiro, Sindipetro Alagoas/Sergipe e Sindipetro Pará/Amazonas/Maranhão/Amapá, a FNP assumiu a liderança nas negociações com a Petrobrás, representando os trabalhadores nas reuniões com a empresa. A criação da FNP marcou o início de uma política comprometida com os interesses da categoria, resgatando uma liderança independente do governo e da gestão da Petrobrás.

Coincidentemente, a data é celebrada no dia do Grande Ato em Defesa da Petros, mobilização encabeçada pela FNP, em parceria com a FUP, que cobra o pagamento da dívida que a Petrobrás tem com a Petros, que também é contra o equacionamento do déficit de 2021 e fim das cobranças lesivas aos assistidos pelo fundo de previdência dos petroleiros.

A fundação da FNP ocorreu em Santos, na sede do Sindipetro-LP, com as seguintes bandeiras de luta: a campanha "O petróleo tem que ser nosso" em defesa da Petrobrás 100% estatal, contra à repactuação, a busca por uma Participação nos Lucros e Resultados (PLR) máxima e igualitária para todos os trabalhadores, a luta contra qualquer forma de opressão, a busca por isonomia para todos os trabalhadores do Sistema Petrobrás, a primeirização das atividades permanentes com critérios para a incorporação de trabalhadores terceirizados, a redução da jornada de trabalho sem redução de salários e a manutenção de todos os direitos trabalhistas e sociais.

Apesar de ter menos sindicatos afiliados do que a FUP, a FNP representa mais da metade dos trabalhadores da Petrobrás. No entanto, foi apenas em 6 de julho de 2021 que a FNP recebeu o Registro Sindical da Federação Nacional dos Petroleiros, o qual foi finalmente publicado no Diário Oficial da União (DOU). Apesar do hiato de 11 anos até a oficialização do registro sindical da FNP, esse reconhecimento foi um marco importante para a FNP, que mesmo sem o registro seguiu em sua trajetória de representação e luta em defesa da categoria petroleira.

Ao longo dos anos, a FNP tem se destacado por suas iniciativas inovadoras. Uma das campanhas mais relevantes realizadas pela federação foi contra a desinformação e em defesa da Petrobrás, buscando levar informações baseadas em dados científicos sobre o Política de Preço de Importação (PPI) por meio do Ilaese (Instituto Latino Americano de Estudos Socioeconômicos) e do Ibeps (Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais). Com o slogan "Petrobrás para os Brasileiros", a FNP criou o Observatório Social do Petróleo, que ganhou esse nome após a então gestão à frente da empresa censurar o nome oficial, Observatório Social da Petrobrás. O trabalho realizado por meio do Observatório permitiu à FNP romper com a bolha da grande mídia e se tornar uma fonte confiável de informação para imprensa e com linguagem acessível para toda a população.

Ao longo de todos esses anos desde a sua fundação, a FNP tem demonstrado seu compromisso com a luta dos petroleiros e inovou em diversas ocasiões. Infelizmente, durante esse percurso, perdemos dois importantes dirigentes sindicais que contribuíram para criação da FNP. Clarkson Nascimento, dirigente do Sindipetro AL/SE, e Jilmar Moreira, dirigente do Sindipetro AM/AP/PA/MA, faleceram recentemente, deixando um legado de dedicação e engajamento na defesa dos direitos dos trabalhadores. Clarkson e Jiulmar, presentes!

Que a FNP continue avançando, conquistando vitórias e contribuindo para a melhoria das condições de trabalho e vida dos petroleiros e de toda classe proletariada. Que também possamos lembrar sempre dos dirigentes sindicais como Clarkson Nascimento e Jilmar Moreira, cuja dedicação e luta permanecerão como exemplos inspiradores para todos os que seguem na defesa dos direitos dos trabalhadores.