Petroleiros das plataformas do LP aprovam medidas e estado de greve contra o descaso do caos aéreo

Preparados para a luta!

Os petroleiros do Litoral Paulista aprovaram as propostas apresentadas pelo Sindipetro Litoral Paulista, para amenizar os problemas causados pelos recorrentes atrasos e cancelamentos de vôos. O caos aéreo, gerado por problemas diversos e alheios aos trabalhadores, está causando prejuízos a muitos trabalhadores, alguns de outros estados, que têm que assumir sozinhos custos com a compra de passagens aéreas, pois ao não desembarcarem perdem vôos com passagens já pagas e precisam gastar do próprio bolso por um problema causado pela empresa.

Diante desse descaso, as lideranças dos Sindipetros Litoral Paulista, Norte Fluminense, Espírito Santo e Rio de Janeiro se reuniram em reuniões e fizeram uma live (veja aqui) para falar sobre o problema. Ao final, indicaram quatro pontos, que foram apresentados nas assembleias: 1- Pagamento retroativo a janeiro de 2023, quando os problemas nos vôos começaram, de Hora Extra (HE) no contracheque subseqüente ao atraso, quando a motivação for a indisponibilidade de vôos. A categoria aprovou unanimemente esse ponto; 2- Compra das passagens aéreas dos trabalhadores que morarem fora do estado e assim solicitarem, quando a motivação for a indisponibilidade de vôos. A proposta foi aprovada por unanimidade; 3- Redução dos POBs ( People on Board) das unidades enquanto não houver resolução dos problemas de indisponibilidade de vôos. Esse ponto foi o mais discutido nas assembleias e todos os prós e contras considerados e anotados pelos representantes do sindicato. Ao final das considerações a maioria aprovou a redução dos POBs; e por fim, os petroleiros embarcados aprovaram estado de greve, por entender que somente com pressão dos trabalhadores poderemos resolver o mais rápido possível o caos aéreo e a reparação dos prejuízos.

Com o resultado das assembleias, o Litoral Paulista aponta o caminho da categoria petroleira, que estão votando as mesmas propostas. No Espirito Santo e no Norte Fluminsense, as assembleias encerram nesta quinta-feira (20). Já a votação dos embarcados das bases do Rio de Janeiro começa na próxima semana.

As assembleias no LP aconteceram na sede, em Santos, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, e nas plataformas Merluza (PMLZ), Mexilhão (PMXL), P-66, P-67, P-68, P-69, P-70 e P-71.

Basta de descaso com os trabalhadores, da falta de responsabilidade e consideração de gestores, que pouco se importam com os prejuízos e problemas que causam aos petroleiros. A luta é o caminho e os embarcados das plataformas das bases do LP estão dispostos a fazer valer seus direitos!