Petrobrás propõe aumento de 37% na remuneração de administradores executivos para R$ 54,26 milhões

Quero ver no ACT

Conselheiros e diretores executivos da Petrobrás poderão receber mais neste ano. A companhia está propondo aos acionistas um aumento de 37% na remuneração global dos administradores, para R$ 54,26 milhões. O aumento da remuneração depende da aprovação dos acionistas na Assembleia Geral Ordinária (AGO), que acontece em 27 de abril.

Segundo a empresa, esse valor é em decorrência, principalmente, do reajuste de 43,88% nos honorários mensais da diretoria executiva, que foi aprovado pelo conselho de administração. Esse reajuste ganhou aval dos conselheiros que estão de saída, sendo que Jean Paul Prates, Rosângela Buzanelli, Marcelo Gasparino e Francisco Petros se abstiveram de votar. A nova diretoria toma posse nesta quarta-feira, 29, com mandato até abril de 2025.

O montante global proposto e referente à administração e diretoria também tem a ver com o aumento do provisionamento referente aos Programas de Remuneração Variável, por causa da perspectiva de melhores resultados da companhia, além de refletir a implantação da ajuda de custo e recomposição do auxílio moradia para os diretores executivos.

De acordo com a empresa, esse reajuste de 43,88% nos honorários da diretoria em relação ao que foi aprovado na AGO, vem repor perdas salariais observadas desde 2013 em relação ao INPC, índice de inflação medido pelo IBGE. Caso o percentual seja aprovado, representa cerca de R$ 43 mil de reajuste no salário da alta cúpula da empresa.

"Ressalta-se que pesquisas de remuneração recentes que evidenciam que a remuneração total anual em 2022 do presidente e dos diretores executivos equivalem a  18,19% e 54,85%, respectivamente, do praticado pelo mercado", diz a empresa em seu texto.

A proposta sugere a fixação dos honorários mensais dos membros do conselho de administração e dos titulares do conselho fiscal em 10% da remuneração média mensal dos membros da diretoria, excluídos os valores relativos à licença remunerada
“férias” e benefícios. Além disso, acrescenta a possibilidade de pagamento de previdência complementar, o que não se tinha na proposta aprovada em 2022 .

Para o comitê de auditoria a proposta é de fixação dos honorários mensais dos membros do comitê de auditoria e do comitê de auditoria do conglomerado em 40% para o presidente do comitê e 30% para os demais membros, sempre tendo como referência a remuneração da diretoria executiva. Por fim, se propõe aos membros dos demais comitês de assessoramento do conselho de administração um honorário mensal correspondente a 30% da remuneração média mensal da diretoria executiva, também acrescentando a possibilidade de pagamento da previdência complementar.

Fonte: Exame Invest