Gestão da Petrobrás pune gerente da Revap, em São José dos Campos, por prática de assédio sexual

Denuncie sempre!

A Petrobrás puniu um gerente da Revap por ter assediado sexualmente uma trabalhadora da refinaria. A conclusão da apuração da denúncia, que teve intermediação do Sindicato, foi concluída na última segunda-feira (6), e mostra a importância da denúncia desse tipo de violência por parte das vítimas.

O assédio era praticado contra uma subordinada, no ambiente de trabalho, com cantadas, inclusive via teams. Após a abertura da ouvidoria e envio do ofício do Sindicato, a Petrobrás afastou a vítima de setor, para preservar a empregada durante a investigação. Apurado o caso, a empresa concluiu que as acusações eram verdadeiras.

Por se tratar de um ambiente majoritariamente masculino e por falta de uma educação que combata o machismo, infelizmente, a prática de assédio sexual é comum em locais de trabalho como a Revap.

A coragem da vítima em denunciar e a atitude da empresa de apurar corretamente e punir o agressor são fundamentais para coibir esse tipo de conduta no ambiente de trabalho e para encorajar outras vítimas a denunciarem.

Como identificar
O assédio sexual caracteriza-se por constranger alguém, mediante palavras, gestos ou atos, com o fim de obter vantagem ou favorecimento sexual, prevalecendo-se o assediador da sua condição de superior hierárquico ou da ascendência inerente ao exercício de cargo, emprego ou função. Há, portanto, uma finalidade de natureza sexual para os atos de perseguição e importunação.

Pode ocorrer com homens e mulheres, mas atinge com mais frequência as mulheres. Geralmente, vem acompanhado do assédio moral. Se você é vítima de assédio sexual no local de trabalho, denuncie ao Sindicato.

Fonte: Sindipetro-SJC