Maioria da população quer o governo como ‘dono da Petrobrás’; privatização é apoiada apenas por 24%

Pesquisa

A privatização da Petrobrás é um assunto defendido com unhas e dentes por uma parcela significativa dos investidores, e isso não é uma novidade. No entanto, mais da metade da população quer que a estatal continue sob a tutela do governo.

De acordo com a pesquisa PoderData, realizada entre os dias 29 e 31 de janeiro, apenas 24% dos brasileiros defendem a privatização da Petrobras. Em junho do ano passado, eram 28%.

Visto que o percentual de pessoas que não sabiam responder se manteve (17%), a tese é de que houve uma migração para aqueles que apoiam o modelo de negócios da Petrobrás como estatal.

Entre os que defendem que o governo continue “dono” da Petrobrás, de 55% na pesquisa do ano passado o número passou para 59%. Confira a evolução da pesquisa no gráfico abaixo:

Lula x Bolsonaro
A pesquisa ainda destaca que as bandeiras da privatização e da permanência estatal da Petrobras foram defendidas, respectivamente, por Jair Bolsonaro e Luiz Inácio Lula da Silva — ex e atual presidente da República, ideologicamente antagônicos.

“Quando começou o processo eleitoral em 2022, tudo foi revertido. O apoio à privatização da companhia teve seu ápice no final de abril do ano passado, quando estava em 33%. Caiu 9 pontos de lá para cá”, destaca o Poder360.

A privatização da Petrobrás foi defendida pelo ex-mandatário, juntamente com o ex-ministro da Economia Paulo Guedes, ao longo de 2019 e 2022. No entanto, já no início da campanha eleitoral, Lula passou a atacar a ideia.

O atual presidente chegou a chamar a privatização da Petrobrás de “estupidez” e, em seu primeiro dia de mandato, assinou o decreto bloqueando uma série de privatizações.

Fonte: Poder 360