Agenda intensa da diretoria do Sindipetro: Reuniões, perícias compõem as atividades da semana

De 31 de janeiro a 03 de fevereiro

A agenda da diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista foi intensa e repleta de compromissos em busca de avanços para a categoria petroleira, após a reunião do novo presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates, que ocorreu na última sexta-feira (27) até às 21h no Edifício Sede, no Rio de Janeiro. Além disso, a semana também contou com perícia e auditoria em unidades, além de diversas reuniões.

Durante a manhã de segunda-feira (30) foi realizada perícia para aposentadoria especial na Refinaria Presidente Bernardes de Cubatão (RPBC). No mesmo dia os dirigentes do Sindicato se reuniram com o objetivo de fazer um  balanço da conversa com o presidente Jean Paul Prates e também discutir os próximos passos para a reconquista de direitos para a categoria petroleira. Também foi dada continuidade ao plantão do DAP, que acontece de segunda a sexta-feira e, para finalizar, aconteceram reuniões, no decorrer da semana, sobre projetos de pesquisa.

Na terça (31), houve uma conversa com os trabalhadores da empresa terceirizada Polo de Engenharia que atua na Usina Termoelétrica de Cubatão (UTE-CBT), e houve reunião dos representantes da FNP que encerrou o expediente.

No decorrer da manhã de quarta, 1º de fevereiro, os dirigentes do Sindipetro-LP, Valdemar Amaral e Marcelo Lima, estiveram na Unidade de Tratamento de Gás Monteiro Lobato (UTGCA), em Caraguatatuba, para colher demandas dos trabalhadores e dialogar sobre a questão da emissão do ASO na unidade. O diálogo na unidade também aconteceu na sexta (3). O sindicato marcou presença na campanha de avaliação quantitativa de exposição ocupacional a agentes químicos, como Nafta PCR, no Terminal da Alemoa, em Santos.

Na quinta-feira (2), os diretores do Sindipetro-LP Marcelo Lima, Fábio Santos e Cristiano Neves, se reuniram com cerca de 35 trabalhadores transferidos da Refinaria Landulpho Alves (RLAM) que participaram de um curso no prédio do Edisa Valongo. Os petroleiros serão alocados na Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão. Foi realizada, também, a reunião semanal de comunicação da FNP, e a reunião da União Sindical de Cubatão, composta pelos sindicatos dos petroleiros, construção civil, metalúrgicos e a Associação dos Trabalhadores Desempregados de Cubatão, com representantes do PAT para discutir a política de contratação na Petrobrás e o retorno da fiscalização dos contratos de trabalho. Também ocorreu a perícia de aposentadoria especial na RPBC e, por fim, houve a cerimônia de posse da nova diretoria colegiada e conselho fiscal 2023-2026 do Sindipetro PA/AM/MA/AP que contou com a presença do coordenador geral do Sindipetro-LP, Fábio Mello e do secretaria geral da FNP, Adaedson Costa.

Nesta sexta-feira, os Sindipetros ES, NF, RJ e LP que representam as unidades offshore da Petrobrás estiveram reunidos para tratar demandas dos trabalhadores embarcados. Dentre os assuntos discutidos o caos aéreo e a nacionalização dos direitos que cada sindicato tem. Ainda na sexta-feira, após pressão, a gestão da RPBC recebeu a União Sindical de Cubatão em reunião na unidade para tratar sobrea política de contratação na parada de manutenção que acontece no mês de março. Para encerrar o dia, foi feita a reunião da comissão permanente de SMS.