Benefício Farmácia: confira como funcionam as três modalidades para compra de medicamentos

Informações

Após receber inúmeras dúvidas acerca do Benefício Farmácia, o Sindipetro-LP buscou orientação acerca de como funciona cada modalidade. O benefício farmácia oferece três opções para adquirir medicamentos: solicitar reembolso, modalidade delivery e direto na farmácia.

Caso o usuário  escolha adquirir o medicamento diretamente na farmácia credenciada à Funcional Health Tech  basta apresentar  a carteirinha e a receita médica ou odontológica em nome do mesmo beneficiário.

O atendente irá escancear a receita. No entanto, caso a loja não possua o equipamento para isso, o usuário deverá cadastrar a receita no Portal do Beneficiário, em Programas Complementares > Benefício Farmácia > Receitas. 
No caso de medicamentos que necessitem análise técnica, é necessário acessar antes o Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Análise Técnica), anexando receita, relatório médico e laudos. O resultado sai em até dois dias úteis. Caso a solicitação seja aprovada, basta se dirigir à farmácia credenciada e adquirir o medicamento, pagando somente a coparticipação. Para saber quais as farmácias credenciadas no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Buscar Rede Credenciada) tem todas as informações. 

Delivery
A Modalidade Delivery  permanece disponível no novo Benefício Farmácia, sendo exclusiva para medicamentos oncológicos e medicamentos com preço unitário a partir de R$300, com base no Preço Máximo ao Consumidor (PMC) estabelecido pela Anvisa.
Vale destacar que diferente do que é solicitado em algumas farmácias, o APP funcional Card, não foi disponibilizado para os beneficiários da Petrobrás e demais empresas. Portanto, todas as solicitações na funcional, serão realizadas ou consultadas através do portal do beneficiário. Saúde Petrobras no link https://saudepetrobras.com/portaldobeneficiario na aba ‘Programas complementares’ >  ‘Beneficio Farmácia’. 
A solicitação deve ser aberta no Portal do Beneficiário (Programas Complementares > Benefício Farmácia > Delivery).

Reembolso
As solicitações de reembolso livre escolha devem feitas em formulário integrado ao Portal do Beneficiário, e não mais pelo Fale conosco. Com a integração, o processo foi simplificado, já que os dados dos beneficiários são autopreenchidos, e o usuário pode monitorar o pedido.

Ao se logar no Portal do Beneficiário, basta clicar na aba Financeiro e depois em Solicitar reembolso. Nesta página, é necessário marcar o beneficiário atendido (titular ou dependente) e terá os dados pessoais automaticamente preenchidos. A partir daí, é só completar as informações. Vale destacar que no site da para ter uma prévia do reembolso e ainda pesquisar os procedimentos que constam na tabela de referência para Reembolso Livre Escolha.

O reembolso pode ser solicitado:
- Quando não há farmácia credenciada no município;
- Em caso de falta de distribuição do medicamento na rede;
- Para tratamento de urgência com medicamento que requer análise técnica;
- Caso haja necessidade de compra emergencial fora do horário de atendimento das farmácias credenciadas disponíveis;
- Para produtos que fazem parte de programas de fidelidade exclusivos da indústria farmacêutica.
- Caso a farmácia desconheça o modelo de atendimento da Saúde Petrobrás;

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista conta com serviço de atendimento para esclarecimento de dúvidas e encaminhamento de reembolso para aposentados e pensionistas, com dificuldade para realizar a tarefa. As funcionárias do Departamento de Aposentados e Pensionistas da sede, em Santos e da subsede, em São Sebastião, estão sempre a disposição para atender aposentados, pensionistas e trabalhadores da ativa. É importante destacar que a Diretoria do Sindicato está na luta permanente para a retomada dos postos avançados de atendimento da AMS na região. As últimas gestões da Petrobrás extinguiram as unidades. É importante destacar que a Diretoria do Sindicato está em luta permanente para a retomada dos postos avançados de atendimento da AMS na região. As últimas gestões da Petrobrás extinguiram as unidades. 

Com informações: Saúde Petrobrás