Petroleiros realizam Ato Unificado pela Democracia e em Defesa da Petrobrás nesta quarta-feira em todo o Brasil

Mobilização no LP será na RPBC e UTE

A Federação Nacional dos Petroleiros e seus sindicatos realizarão nesta quarta-feira (11), juntamente com as bases da FUP, um grande ato Nacional em defesa das unidades do Sistema Petrobrás e em defesa da Democracia.  A mobilização no Litoral Paulista será realizada na RPBC e UTE-Euzébio Rocha. Os atos acontecem em repúdio às ações golpistas e às tentativas de terrorismo nas refinarias e distribuidoras de combustíveis, cujo objetivo é aumentar o caos no país.

Na segunda-feira (9), a diretoria do Sindipetro-LP esteve na refinaria em Cubatão para conversar com os trabalhadores sobre uma possível tentativa de bolsonaristas ocuparem as entradas da unidade, para provocar algum impacto na produção e com isso prejudicar o abastecimento no país. A categoria se mostrou comprometida em defender a refinaria, assim como em 2018, quando um grupo tentou ocupar a barraca do sindicato, em frente ao prédio administrativo da RPBC e foram retirados, após muita conversa com a diretoria.

As mobilizações dos petroleiros têm motivos para acontecer. Uma semana após a festa da democracia, em Brasília, pela posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva, que teve a participação de milhares de petroleiros de todo o país, inclusive com caravana saída do Litoral Paulista, bolsonaristas inconformados com a derrota se organizaram por grupos de Whatsapp e redes sociais, para realizar a quebradeira que aconteceu na capital federal. Mais de 1200 pessoas foram presas e outras aguardam para acareação sobre os atos golpistas que aconteceram em Brasília, dentre eles a queima de carros e uma tentativa de explosão de bomba em aeroporto. Apesar das prisões, nesta terça-feira (10), que em nada intimidaram os terroristas, torres de transmissão de energia foram derrubadas no Paraná e em Rondônia e, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), há indícios de “sabotagem e vandalismo”. Segundo a agência, o ataque não causou corte de luz para a população. Até o momento ninguém foi preso.

Como temos visto a escalada da violência provocada por terroristas que integram grupos de bolsonaristas ainda não acabou e é importante que as instituições, organizações sociais e população em geral se manifestem pela defesa da democracia. Na segunda-feira essas manifestações foram colocadas à prova, com a organização de última hora de atos pela democracia em todo o país. Petroleiros das bases do LP participaram dos atos em São Paulo e em Santos, onde também aconteceu uma grande mobilização.

Seguimos na luta, em defesa da democracia, da Petrobrás e por um país mais justo para todos!