Caravana do Litoral Paulista se junta a outras de petroleiros na festa pela democracia e posse do presidente Lula

Feliz Ano Novo!

O Sindipetro-LP organizou uma caravana com petroleiros e militantes de diferentes organizações sociais com destino à Brasília, para acompanhar a posse do presidente Lula. A caravana saiu no sábado (31), com todos muito animados para a cerimônia, que marca a vitória da democracia sobre o autoritarismo e talvez o fim de uma luta que nos últimos seis anos os petroleiros tiveram que se dedicar, contra a privatização, ao mesmo tempo em que lutavam para proteger os seus direitos. Um dos primeiros atos do presidente Lula foi assinar um decreto para revogar as privatizações de oito empresas estatais, incluindo a Petrobrás e o Correios. A decisão foi oficializada em edição extra do Diário Oficial da União em 1º janeiro de 2023.

O decreto contempla também as refinarias à venda pela Petrobrás. A intenção agora é suspender processos em estágio inicial e reavaliar os desinvestimentos.

A apreensão por atos contra a posse de Lula ficaram de lado, logo que os participantes da caravana se encontraram. O que reinou durante todo o trajeto foi a alegria, emoção e a esperança de um país mais justo, seguro, próspero e com menos desigualdade.

Em meio a mais de 300 mil pessoas, conforme dados oficiais, ainda assim foi possível encontrar e se juntar a petroleiros de outras caravana de toda parte do Brasil, em uma grande confraternização que comemorou também o decreto presidencial que tira a Petrobrás da mira das privatizações.

Começamos o ano com muitos motivos para comemorar!