Dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros participam de reunião com a Comissão de ACT da Petrobrás

Problemas

Reunião aconteceu na manhã dessa quarta-feira (14/12), online. Durante a reunião, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) cobrou sobre registro do tempo efetivo, o saldo do Acúmulo de Folgas (AF), Benefício Farmácia e Banco de horas. O RH anunciou a exigência de registro dos técnicos de operação no Conselho Federal.

Segundo a empresa, cerca de 8.284 empregados deverão se inscrever no Conselho como Técnicos de Óleo e Gás. A FNP já encaminhou a demanda para o seu jurídico. Em breve, mais informações serão divulgadas.

Mais uma vez, a FNP questionou problemas na troca de turno. O RH afirmou que é determinação da empresa que a passagem de turno seja feita exatamente como está no ACT, que NENHUMA chefia pode agir ao contrário.

A FNP criticou as pressões feitas por gerentes e defendeu que na ausência de evidências objetivas que se assuma a postura mais benéfica para o trabalhador conforme está no ACT e que essa prática de gerente “olheiro” de ponto seja abolida na estatal.

O RH se comprometeu a aprofundar apurações sobre o caso para tomar medidas contra essa prática gerencial e solicitou aos representantes sindicais ajuda na produção e apresentação de evidências sobre essas ações de assédio na Petrobrás.

Banco de Horas

A FNP afirmou que o saldo AF não está hoje em sincronia com o tratamento de jornada, que é fundamental o RH articular uma política de marcação de férias e que o "dia ótimo" (cálculo matemático para não gerar saldo nem para a frente nem para trás) precisa ser previamente negociado entre o trabalhador e a empresa para que não haja imposições prejudiciais aos empregados.

O RH disse que está realizando estudos para melhorar já no próximo ano o tratamento geral da frequência visando não gerar prejuízos nem para o empregado, nem para a gestão.

Sem transparência

A Federação aproveitou a reunião, ainda, para criticar a total falta de transparência da empresa ao implementar mudanças no Benefício Farmácia sem que a representação tenha sido consultada ou sequer informada. O RH reconheceu a falha e explicou que a mudança incluiu uma opção extra de uso do BF.

Fonte: FNP