Petros prorroga o prazo para optar pela forma de pagamento do PED-2015 até o próximo dia 19 de dezembro

Fique atento

A Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) se reuniu com a Petros para solicitar informações sobre o PED 2021, sobre a nova cobrança relativa a valores não pagos do PED 2015 e também questionar a atuação da Petros nas cobranças de dívidas, com base no art. 48, VIII, do regulamento dos Planos Petros do Sistema Petrobrás.

Segundo o advogado da FNP, Dr. Marcus Coelho, apesar da aprovação da supressão desse artigo no regulamento, como existem dívidas anteriores, como as decorrentes dos níveis salariais, RMNR e PCAC, a FNP irá questionar a mudança e entende que a Petros deveria acionar o dispositivo para cobrar dívidas da patrocinadora. A FNP irá formular um ofício conjunto com a FUP apontando quais as dívidas deveriam ser objetos da cobrança.

Quanto ao PED 2021, a Petros informou que o plano sofreu com a instabilidade do cenário econômico e que o trabalho de imunização do patrimônio do plano é de longo prazo. Que entende que a aprovação foi importante e que espera avançar na mudança do perfil dos investimentos do plano para mudar o cenário em breve. A FNP pontuou que irá trabalhar para avançar na fiscalização dos dados  e a Petros se comprometeu a fornecer toda e qualquer informação solicitada.

Quanto às cobranças que estão sendo efetuadas para algumas pessoas em relação à dívida com o PED 2015, relacionadas as parcelas não pagas, a Petros informou que prazo para optar pela forma de pagamento do PED-2015 foi prorrogado até 19 de dezembro. Para tal, acesse: ferramenta de parcelamento, veja as opções disponíveis e escolha a melhor para você.

Caso você não escolha nenhuma opção até essa data, o seu saldo devedor será parcelado pelo prazo máximo, que é a expectativa de vida. A primeira parcela será ocorrerá no contracheque de janeiro de 2023.

Ela também informou que os valores foram atualizados pela meta atuarial, tanto para quem tem valores a receber como para quem tem valores a pagar e que não foi aplicado juros de mora. A Petros alegou entender que esse é o critério mais correto, de acordo com as normas que regulam a gestão do plano.

A FNP seguirá cobrando a gestão da Petros e indica que os companheiros procurem seus sindicatos para tirarem dúvidas e se informarem sobre as lutas relativas a Petros.

Fonte: FNP