Congressos pela saúde do trabalhador em Salvador (BA) são destaque da semana dos diretores do Sindipetro-LP

De 19 a 26 de novembro

Desde sábado (19) até o outro sábado (26), os diretores do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista participaram de diversos congressos pela saúde do trabalhador. Foram três eventos importantes: 2º Simpósio Brasileiro de Saúde do Trabalhador (Simbrastt),o 13º Congresso de Saúde Coletiva (Abrascão) e o Seminário Internacional Carex-Brasil.Os encontros incluíram participantes de diversas áreas de saúde no país, além de algumas participações internacionais, somando quase 7000 pessoas. Estiveram presentesSindipetro LP, NF, FNP e FUP, que puderam argumentar com os congressistas que estão na equipe de transição do governo na área de saúde.

Na manhã desta segunda-feira (21) o Sindipetro-LP realizou atraso no grupo 5 e administrativo da RPBC, em Cubatão, contra a redução do efetivo de SMS, com objetivo de informar os trabalhadores sobre a imposição da empresa. A empresa busca reduzir o quadro de técnicos de segurança (TS) para transferir para o administrativo. O detalhe é que hoje a unidade já opera com cinco TS’s quando deveria possuir seis, a diminuição desse quadro coloca em risco os trabalhadores e a vizinhança circunvizinha da refinaria. Ocorreu também a Audiência Una para tratar do adicional de técnico de dutos em substituição ao gasoduto. Além disso, deu-se início nesta segunda-feira o 13º Congresso de Saúde Coletiva (Abrascão) que terminou no dia 24, e o Plantão do Dap por toda a semana. O dia terminou com reunião da diretoria do sindicato.

Na terça (22) pela manhã, aconteceu a reunião com RH da RPBC para falar sobre a compensação das horas da Copa e compensação de horas do ACT. À tarde houve a reunião semanal da diretoria da FNP e a reunião da Comissão de AMS, em conjunto com a FNP.

Tanto quarta (23) como quinta (24) foi dada continuidade ao Abrascão, sendo quinta o último dia. A participação do sindicato foi muito importante diante dos debates sobre surtos de covid-19, assédio nos locais de trabalho e sobre casos de câncer dentre a categoria petroleira. Teve também a reunião semanal de comunicação da FNP na quinta-feira para encerrar o expediente.

Na sexta-feira (25) ocorreram reuniões da FNP para tratar da Petros, e uma entrevista com o diretor Fabio Mello no programa “Ponto de Vista”, com Edgar Boturão na Santa Cecília TV, para falar sobre a Petrobrás e as perspectivas para o ano que vem com a chegada do novo governo e direitos dos trabalhadores. Também foi dado início aoSeminário Internacional CAREX-Brasil, ou Carcinogem Expoture, um sistema internacional de informação sobre exposições ocupacionais a agentes carcinogênicos como o benzeno, por exemplo, e sua prevalência nos ambientes de trabalho. Esta metodologia é recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e contou com a participação do diretor de saúde e segurança da FNP, Marcelo Juvenal. O evento termina no sábado (26).