Casos de covid-19 na P-67 voltam a preocupar e mais sete petroleiros são diagnosticados com a doença a bordo

Registre CAT

A P-67, que no início do mês registrou 10 petroleiros diagnosticados com Covid-19, está mais uma vez propagando a doença na plataforma.

Logo após os primeiros infectados terem desembarcado, novos testes foram feitos no dia 11 de outubro e de imediato quatro trabalhadores testaram positivo e três desembarcaram com sintomas, sendo colocados em hotel, apenas com o telefone de duas farmácias que a empresa repassou a eles. Desses três, dois testaram positivos, ficando isolados no hotel, sem assistência da empresa. Ao que tudo indica os infectados foram contaminados na própria plataforma. Alguns dos trabalhadores estavam a apenas quatro dias na plataforma e começaram a apresentar sintomas no terceiro dia embarcados.

Segundo os trabalhadores que desembarcaram, muitos que estão na plataforma estavam tossindo e espirrando, o que preocupa todos a bordo. Apesar da empresa ter desembarcado os positivados e com sintomas, os embarcados estão preocupados com a exposição ao vírus, pois não houve desinfecção a bordo e os doentes foram apenas substituídos por outros aparentemente saudáveis.

Sem a devida higienização e controle do vírus na plataforma, a P-67 corre o risco de ficar sem todo o efetivo. Conforme relatamos na matéria na semana passada, no início do mês a contaminação foi tão grande que apenas dois operadores “tocaram” a unidade, com plena produção, que foi mantida, quando o normal, seriam nove.

Apesar de tudo indicar que as contaminações aconteceram a bordo, a empresa segue se negando a abrir Comunicação de Acidente do Trabalho (CAT). Por isso, o Sindipetro-LP reforça a necessidade de abertura de CAT e solicita que os trabalhadores de nossas bases que foram infectados pelo vírus procurem o sindicato para registrar o ocorrido.

Para isso, o trabalhador que pegou covid-19 em qualquer período, desde o início da pandemia, deve baixar o formulário em anexo (clique aqui), preencher com seus dados, assinar e enviar para o sindicato, juntamente com o(s) resultado(s) do(s) exame(s) que identificou ou diagnosticou a doença, para o e-mail aberturadecat@sindipetrosantos.com.br.