Bases da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) estão rejeitando proposta de ACT indecorosa da empresa

Não!

As assembleias em que os petroleiros e petroleiras estão aprovando a contraproposta da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) e rejeitando a proposta para Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da empresa, que impõe uma série de retrocesso, estão acontecendo desde o dia 22 de agosto.

Mesmo sob ameaças, as bases resistem e seguem o indicativo da FNP: rejeitar a proposta da empresa; aprovar a contraproposta da FNP; e exigir a prorrogação do atual ACT até o fim das negociações.

Os petroleiros e petroleiras também estão votando a possibilidade de mediação no TST, caso a empresa não aceite negociar em mesa, além de defenderem greve, se não houver avanço.

As assembleias na base da FNP vão até o dia 30/8. Confira na íntegra a contraproposta da Federação Nacional:

- Custeio da AMS em 70x30; margem consignável de 13%, fim do reajuste pelo VCMH em março e fim da 13ª contribuição e impedimento da cobrança por boleto;

- Reajuste salarial de 12% para compensar perdas inflacionárias dos últimos anos e reajuste real nas tabelas salariais;

- Manutenção da cláusula e/ou parágrafo de estabilidade no emprego para Petrobrás e subsidiárias;

- Manutenção do adicional da Mestra Nacional do CNCL e negociação de novo adicional de oleodutos (extramuros e intramuros);

- Garantia para os embarcados, em todo o país, dos itens previstos até então somente para a Bacia de Campos e Espírito Santo, em nome da isonomia e da necessidade específica deste regime especial, do auxílio desembarque, dia do desembarque e turno da manutenção;

- Exclusão da cláusula referente ao trabalho de turno com relação trabalho/folga 1x1;

- Regramento do Teletrabalho, a serem negociadas as cláusulas já encaminhadas à companhia, especialmente no que toca às condições de trabalho e à sua escala;

- Abono das horas de fim de ano e quarta-feira de cinzas;

- Pagamento do Adicional de Permanência no Estado do Amazonas e adicional de campo terrestre para todos que fazem jus;

- Manutenção da cláusula da Contribuição Assistencial nos moldes do atual ACT.

Veja o resultado das assembleias que já aconteceram

Litoral Paulista
Proposta rebaixada de acordo coletivo, apresentada pela Petrobrás, foi rejeitada por ampla maioria dos petroleiros do Litoral Paulista, nesta terça-feira (23), durante as assembleias que aconteceram ao longo do dia nas bases operacionais (RPBC, UTE-EZR, Alemoa, UTGCA, Pilões e Tebar), aeroporto de Jacarepaguá, plataformas e na sede e subsede do Sindipetro-LP. No total foram contabilizados 545 votos.

Pará/Amazônia/Maranhão/Amapá
Petroleiros e petroleiras que embarcam em Urucu e os aposentados e pensionistas de Belém também disseram “Não” à proposta da empresa e seguem o indicativo da FNP.

Rio de Janeiro
Em assembleia realizada nesta quarta-feira (24/8),durante ato em conjunto entre a  FNP e a FUP, trabalhadores e trabalhadoras do Centro Nacional de Controle e Logística (CNCL) da Transpetro rejeitaram proposta da Petrobrás e aprovaram a contraproposta da FNP.

Os controladores  aprovaram todos os indicativos propostos pela FNP. Eles estão em greve desde o último dia 17/8, por melhores condições de trabalho e contra o corte de direitos no sistema Petrobrás.

Vale destacar que a greve do CNCL e outras mobilizações pelo país mostram a força e o valor dos trabalhadores!

Confira com o seu sindicato o calendário das assembleias.

Fonte: FNP