Sindipetro-LP organiza caravana para ato em defesa da Petrobrás na Câmara dos Deputados, em Brasília

Dia 12 de julho

Em defesa da Petrobrás e das empresas públicas, petroleiros e petroleiras ativos, aposentados e aposentadas, pensionistas, estudantes e movimentos sociais irão enfrentar mais de 20 horas de viagem para participar de ato no Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília, que acontece no dia 12 de julho (terça-feira), a partir das 14 horas. Para isso, o sindicato irá disponibilizar quantos ônibus forem necessários para levar uma caravana lotada. O objetivo é levar até Brasília, pelo menos, 3 ônibus. A viagem terá início, às 14h, do dia 11 de julho, da sede, em Santos, e da subsede, em São Sebastião, mas todos deverão chegar às 13h. Vale destacar que durante o translado será servido lanche para todos os participantes.

A atividade está sendo articulada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Petrobras, Frente Parlamentar Mista em Defesa das Empresas Públicas, comissões mistas do Senado e da Câmara dos Deputados, federações dos correios e da Eletrobrás, Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), Federação Única dos Petroleiros (FUP), União Nacional dos Estudantes (UNE), Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, Fórum Nacional Popular de Educação, Central Única dos Trabalhadores, Internacional da Educação, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil e lideranças do PT, PSOL e PCdoB.

Em plena campanha reivindicatória, os petroleiros dão continuidade à luta contra a venda do Sistema Petrobrás que vem sofrendo sucessivos ataques por parte do atual governo. Defender a Petrobrás é defender investimentos em educação, cultura, esportes, infraestrutura e desenvolvimento. A privatização coloca em risco a soberania nacional, ameaçada com o aumento da dependência do país por combustível importado e entrega de cerca de 75% do petróleo brasileiro a empresas estrangeiras, dentre outros ativos estratégicos vendidos a preço de banana.

O projeto de lei do governo federal (PL 1583/2022) prevê acabar com as vinculações ao Fundo Social do Pré-Sal para as áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia, cultura, esporte e meio ambiente, retirando, nesta única operação, quase R$ 200 bilhões das políticas sociais.

O governo pretende antecipar a venda de toda a participação da União em áreas ainda não licitadas no Pré-Sal ao valor de R$ 398 bilhões, quantia muito abaixo à praticada no mercado e sem a participação das empresas públicas nacionais.

Para dizer não a todos esses ataques e ao desmonte da Petrobrás, além de mandar um recado claro de que o petróleo brasileiro tem que ser do povo brasileiro, é fundamental que todos participem da mobilização.

Os interessados devem se inscrever até o dia 8 de julho (sexta-feira), até o meio-dia (12h), na recepção do sindicato, com a Izabel. O telefone para cadastro é (13) 3202-1100.

Com informações da FNP