Após pressão, Petrobrás recua e vai manter aumento do Plano de Carreira e Remuneração aos trabalhadores

Conquista

Depois de muita pressão dos sindicatos dos petroleiros e um parecer favorável do Ministério Público em ação movida na Justiça pela FNP, a Petrobrás voltou atrás e vai cumprir a regra de aumento do PCR (Plano de Carreira e Remuneração) aos trabalhadores. A empresa garantiu que todos os empregados que completaram 60 meses de adesão ao plano receberão o nível automático, independentemente de terem sido contemplados com avanços em anos anteriores.

A decisão foi publicada na última semana pela Petrobrás em sua rede interna de notícias. No comunicado, a empresa alegou que voltou atrás da decisão de não mais conceder o aumento do nível de remuneração, por se encontrar em um outro “contexto” e que “foi necessário adotar uma série de medidas para atravessar um período desafiador”.

No entanto, o que a Petrobrás fez, na verdade, foi se antecipar à decisão judicial, uma vez que o Ministério Público do Trabalho já havia se manifestado em processo movido pela FNP para que a Justiça impedisse a empresa de mudar o regramento inicial do PCR.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral paulista e os demais sindicatos que compõem a FNP sempre alertaram os trabalhadores sobre a armadilha do PCR, imposta pela direção da empresa em 2018 para garantir vultosos bônus às gerências e aos executivos da companhia.

Lembrando que o PCR é um contrato de adesão individual. E nenhum direito individual está tão protegido quanto um direito coletivo.

Fonte: Sindipetro-SJC