Dia Internacional da Enfermagem ganha destaque graças ao PL 2564/2020 que garante o piso nacional

Dia 12 de maio

Nesta quinta-feira (12) é comemorado o Dia Internacional da Enfermagem. A data foi escolhida em homenagem ao dia de nascimento da britânica Florence Nightingale, fundadora da enfermagem moderna durante a Guerra da Crimeia e pioneira no tratamento de feridos em batalhas. No Brasil, a data também remete a Ana Nery considerada a primeira enfermeira do país.

A profissão nunca esteve tão em destaque nos últimos tempos. Na pandemia enfermeiros e enfermeiras estiveram na “linha de frente” no combate à Covid-19 arriscando a vida diariamente tanto pelo contágio da doença quanto pela exaustão física e mental.

No último dia 04 de maio a categoria teve destaque, novamente, em todos os noticiários do país.  Após anos de luta, a Câmara de Deputados aprovou o Projeto de Lei 2564/2020 que estabelece o Piso Salarial da Enfermagem. A conquista histórica aguarda sanção presidencial.

O PL estipula o piso salarial de R$ R$ 4.750 para enfermeiros, 70% desse valor para os técnicos de enfermagem (R$ 3.325) e 50% para auxiliares e parteiras (R$2.375). Os valores devem ser aplicados tanto em hospitais públicos e quanto em privados. O texto estabelece que o piso da categoria deve ser reajustado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

Segundo dados do Conselho Federal de Enfermagem, 1,3 milhão de profissionais serão beneficiados com a medida. Isso significa atender 80% da categoria que recebe salários com valores abaixo dos números estipulados no PL.

Petrobrás
O Sistema Petrobrás a categoria também enfrenta dificuldades no dia a dia da profissão. Em tempos de pandemia, a mão de obra que foi exigida à exaustão, já que as unidades não pararam com o lockdown e a doença se espalhou nas unidades. Esses trabalhadores e trabalhadoras  também se desdobram na assistência em refinarias, plataformas e demais unidades da empresa e sofrem com sobrecarga de trabalho cumprindo  turnos extenuantes nas unidades de terra e mar.

Nas plataformas, a situação foi bem pior. Um único profissional da enfermagem enfrentava sozinho surtos de Covid-19 nas embarcações e trabalhava até nos momentos de descanso para atender a demanda de doentes. A empresa não deu respaldo apesar das inúmeras denúncias do Sindicato.   Com o fim da emergência sanitária, a discussão da  necessidade de haver  um enfermeiro e um técnico de enfermagem a bordo das plataformas, para atenderas demandas e prestar melhor assistência aos trabalhadores continua e amparar caso um dos profissionais fique doente.

O Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, através da diretoria, homenageia esses profissionais incansáveis na assistência e cuidado a saúde de toda população e dos trabalhadores.