Reuniões sobre pautas da plenária da FNP, ato na câmara de Santos e mais atividades da agenda da diretoria

Após XIII Congresso Nacional

A semana da diretoria foi emendada com a anterior, pelo XIII Congresso Nacional da FNP, que encerrou no domingo, dia 1º de Maio, Dia do Trabalhador, com assembleia para deliberar nova diretoria indicada pelas entidades filiadas, alteração da participação dos sindicatos no custeio da FNP e votação das teses, pautas, moções e documentos retirados nos quatro dias de evento. Na segunda-feira (2), dia após o Congresso, foi realizada Reunião da Comissão de SMS da FNP.

A diretoria do Sindipetro-LP participou na terça-feira (3) do ato em apoio à vereadora de Santos, Débora Camilo, na Câmara de Vereadores da cidade, que vinha recebendo ameaças por pautar o projeto de lei "Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra Mulheres Negras, LGBTQIA+ e periféricas", a ser comemorado anualmente no dia 14 de março, com o objetivo de criar no Calendário Oficial de Eventos e Datas Comemorativas. Apesar dos protestos de grupos bolsonaristas que foram convocados por um vereador santista contrário ao projeto, a proposta foi aprovada e agora irá para sanção do prefeito de Santos. Saiba mais acessando o link: https://tinyurl.com/3vbjapfy A diretoria também participou de reunião de grupo de trabalho (GT) do ACT, para tratar do avanço de níveis dos funcionários do sindicato.

Na quarta-feira (4) a Diretoria do Sindipetro-LP e do Sindipetro-SJC, representando a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP), esteve na Refinaria Henrique Lage (Revap), em São José dos Campos em apoio ao ato do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil, Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos e Litoral Norte (Sintricom), que realizou assembleia com os petroleiros terceirizados que laboram na unidade para tratar sobre o Acordo Coletivo da categoria. As "gatas" ofereceram um reajuste salarial de 11%, sem reflexo no vale-alimentação, PLR congelada no valor de R$ 5.893,56. A Diretoria do Sintricom  deu como indicativo para a força de trabalho uma PLR no valor de R$ 6 mil, ajuda de custo de R$ 1mil e reajuste salarial de 13%, dentre outras pautas. Saiba mais no link: https://tinyurl.com/5n7ycpvb

A diretoria teve ainda reunião com a Comissão Permanente de Acompanhamento de ACT, reunião com o Grupo de Trabalho do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista e com a comissão ACT funcionários do sindicato.

Na quinta-feira (5), a diretoria esteve no Terminal da Alemoa, em Santos, para falar sobre segurança e aumento do efetivo. A unidade vem funcionando no limite após a saída de muitos trabalhadores através do PIDV e aposentadorias. A possibilidade de acidentes de grandes proporções, como o que ocorreu em 2018 na Ultracargo, é uma realidade. Diante desses riscos, a categoria tem sido constantemente consultada para denunciar e combater os abusos da gestão, cobrando o enquadramento da empresa nas normas e no próprio padrão de segurança, que é continuamente negligenciado pelos gerentes.

Outra atividade desta quinta foi a reunião da comissão do congresso FNP, para tratar das resoluções e pautas retiradas durante os quatro dias do evento. Na sequencia, a diretoria participou de reunião de Comunicação da FNP e mais tarde, às 15h, reunião do Fórum em Defesa dos Participantes da Petros/AMS.

Ainda na quinta, a diretoria participou da Assembleia de eleição da diretoria da ABCP, realizada na sede e subsede; e do Treinamento de cipistas eleitos e indicados do EDISA, que acontece desde 26 de abril e vai até o dia 10 de maio.

Nesta sexta-feira (6), a diretoria do Sindipetro-LP participa de reunião da FNP e FUP; reunião com o Jurídico da FNP e encerra a sequencia de atividades com a Reunião sobre PLR 2021/2022, juntamente com os demais sindicatos da FNP.

A diretoria do sindicato deu ainda continuidade aos trabalhos e demandas junto ao Ministério Público do Trabalho (MPT).

Estamos na luta!