No Dia 1º de maio o curta 'Imagens de um Sonho', de Leandro Olimpio, será exibido no Cine Arte Posto 4

Dia internacional da Classe Trabalhadora

O curta-metragem 'Imagens de um Sonho', de Leandro Olimpio, será exibido pelo Cine Arte Posto 4 neste domingo, 1º de maio, Dia Internacional da Classe Trabalhadora, em três horários: 16 horas, 18h30 e 21 horas. A exibição acontece como parte do projeto 'Hoje é dia de curta', iniciativa criada pela Prefeitura de Santos para fomentar o cinema produzido na região.

Premiado em festivais de cinema do país e do exterior, com seleção em 36 mostras de cinema independente e 7 premiações, o curta se apropria do dia a dia do ‘chão de fábrica’ para relembrar um capítulo importante da história recente do país: a consolidação de um sonho operário, a conquista do emprego com carteira assinada e o acesso ao consumo; e depois seu desencanto, com a crise política e econômica de 2014, e com a deflagração da ilegal e política operação Lava Jato, conduzida por Sergio Moro, que culminou em demissões em massa na companhia. Para traçar este cenário, o filme se utiliza integralmente de imagens publicadas no Youtube pelos próprios operários ao longo de uma década (2008-2018).

Jornalista do Sindipetro Litoral Paulista por dez anos, Olimpio conta que chegou às imagens sem querer. “Estava pesquisando vídeos antigos, da criação da Refinaria de Cubatão, e me deparei com esses arquivos. Vi neles uma correspondência muito forte com os relatos que ouvi nos últimos anos de diversos operários, em atos e greves. Relatos carregados de tristeza não só pela perda de direitos, rebaixamento salarial, e pelo desemprego iminente, mas pela sensação de que a empresa não era a mesma, que o clima estava pesado. Uma melancolia. E mesmo que não fosse essa a intenção, filmando a si próprios esses operários também filmavam as transformações pelas quais passava a empresa e o país”.

Além de Imagens de um Sonho, outros três curtas de cineastas da região serão exibidos nas três sessões deste domingo: Além do respeito (Patrycia Nunes); Jr. (Johnny Freitas); Meu corpo, meu templo (Alice de Oliveira, Janaína Demésio) e Doces Ardis (Fabiana Conway).

Sinopse
Composto de vídeos publicados no Youtube por terceirizados da Petrobras, o filme explora um capítulo importante do país através de fragmentos da vida operária dentro e fora da fábrica. Com suas próprias mãos, a classe trabalhadora registra - ao longo de uma década (2008-2018) - as alegrias e dissabores de sua jornada.

Trailer

Serviço

Local: O Cine Arte Posto 4 fica na Avenida Vicente de Carvalho, s/n, Jardim da Praia, Canal 3 - Santos.

Sessões: 16 horas, 18h30 e 21 horas

Entrada Gratuita