300 famílias carentes são beneficiadas pelo “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI”

Em Cubatão e São Sebastião

Nesta quinta-feira (14) o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista beneficiou 300 famílias carentes de Cubatão e São Sebastião com a ação “Dia Nacional do Gás a Preço sem PPI”.  Os participantes puderem adquirir botijões de gás a R$ 73, um valor bem abaixo do praticado no mercado. Durante a venda, todos receberam material informativo explicando os motivos da ação.

A reivindicação por preço justo para o gás de cozinha e combustíveis é uma das bandeiras de luta da categoria petroleira que defende o fim da paridade de importação que vem atingindo “em cheio o bolso” da população. Isso tem se refletido em um número maior de famílias que retomaram o uso de fogão a lenha para cozinhar. A realidade é tão triste que em muitas regiões há relatos de redução de marmitas doadas em bairros carentes devido à alta dos custos do gás e de acidentes com vítimas gravemente feridas ao utilizarem álcool para cozinhar.

Com valor médio de R$ 150 na maioria das cidades do país o botijão de gás sofreu uma disparada de preços desde a implementação do PPI feita por Michel Temer e mantida pelo atual governo. Segundo dados do Observatório Social da Petrobrás, o gás de cozinha foi o recordista, com uma alta real de 48% acima da inflação e 84% em termos nominais.

O PPI se baseia nos custos de importação, que incluem transporte e taxas portuárias como principais referências para o cálculo dos combustíveis, criando preços fictícios para o consumidor brasileiro. Dessa forma, a variação do dólar e do barril de petróleo tem influência direta no cálculo dos combustíveis. É por conta desse modelo de precificação que a gasolina, o diesel e o gás de cozinha vêm sofrendo aumentos consecutivos e bem acima da inflação que também está alta.

O propósito principal do PPI é garantir a lucratividade dos investidores da Petrobrás. E vem cumprindo à risca essa função. Haja vista o valor de R$ 7.773202, por ação dos dividendos,  que será pago aos acionistas. Além disso, existe a especulação de que a empresa pode divulgar uma “graninha” extra de até US$ 10 bilhões no primeiro trimestre de 2022.

Para reduzir o valor do gás de cozinha e derivados de petróleo, os petroleiros defendem o fim da paridade de preços, a suspensão do progressivo desmonte da companhia (com a venda de ativos, demissões e outras medidas), a diminuição da importação de derivados e a retomada das obras de ampliação das refinarias para atender o mercado interno e gerar empregos.

A campanha, encabeçada pelo Observatório Social da Petrobrás e pela Federação Nacional dos Petroleiros, contra a política de preços exorbitantes dos combustíveis e desinvestimento da Petrobrás, praticados pela direção da empresa, foram realizados também em São José dos Campos, Rio de Janeiro, Manaus, Maceió e Rio de Janeiro.