Veja as atividades, reuniões, atos e ações desenvolvidas ao longo da semana pela diretoria do Sindipetro-LP

De 2 a 8 de abril

Nesta sexta-feira (8), os diretores do Sindipetro-LP e petroleiros das bases do LP, às vésperas do acordo coletivo da categoria, participam do curso de negociação coletiva. As aulas acontecem nesta sexta e sábado e é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Formação do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista em parceria com o Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (IBEPS).  A iniciativa é um importante reforço para preparar a diretoria para negociação de acordo coletivo e serve também para reuniões com RHs etc.

Durante os demais dias da semana, a diretoria se revezou em reuniões e apoio a outras categorias. Na quinta (7), o diretor Fabio Mello participou de um ato em apoio aos trabalhadores e trabalhadoras da CPFL. A mobilização aconteceu por conta do terceiro acidente de trajeto grave ocorrido nos últimos três anos. Infelizmente um deles levou um trabalhador a óbito.

A mobilização aconteceu coincidentemente no Dia Mundial da Saúde e apesar da data, o trabalhador brasileiro tem pouco a comemorar quando o assunto é segurança e saúde no local de trabalho, ainda mais quando temos no comando do país um presidente que se empenha em retirar direitos ao mesmo tempo em que enfraquece os órgão de fiscalização do país. O Brasil é um dos recordistas em acidente de trabalho no mundo. O índice é alarmante e subiu de forma exponencial com a reforma trabalhista e a terceirização irrestrita que precarizou ainda mais o trabalho. Na oportunidade, Mello aproveitou para falar sobre solidariedade operária, PPI e o papel estratégico da Petrobrás para os brasileiros.

Na quinta, a diretoria participou ainda de reunião com Departamento jurídico do sindicato, para explicar as ações que estão em curso, alinhando atendimento entre os funcionários dos departamentos jurídito, DAP e de assistência social.

O sindicato participou também de ato da Frente Sindical em apoio aos trabalhadores do judiciário, em frente ao Fórum de Santos; de reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/AMS; reunião de Comunicação da FNP; e reunião de EOR com a Petrobrás.

Por fim, a diretoria participou de reunião com pesquisadores, sobre oficina de laboratório de mudanças em Saúde e Segurança do Trabalho, ocasião em que foi apresentada uma proposta de curso, em parceria com os pesquisadores.

Na quarta-feira a diretoria se reuniu com Pesquisadores, no sindicato, para falar sobre oficina de laboratório de mudanças em saúde e Segurança do trabalho.

Na terça-feira (5), a diretoria esteve se somando ao ato da Frente Sindical Classista em defesa dos Servidores Públicos de Cubatão, que estão sofrendo perseguição política por parte da administração da cidade.

Também na terça, como é de costume, o diretor Marcelo Lima esteve no aeroporto de Jacarepaguá, acompanhando o embarque e desembarque dos trabalhadores das plataformas. A presença da diretoria no aeroporto no Rio de Janeiro acontece toda semana, de terça à quinta-feira, ocasião em que há conversas sobre acordo coletivo, reuniões que aconteceram na semana, quando os trabalhadores também passam demandas e denunciam irregularidades etc.

Na segunda-feira (4), o diretor Fabio Mello esteve em São José dos Campos, em reunião com o Sindipetro-SJC e Sintricom, para tratar da parada de manutenção que está para começar na Revap.

Acompanhe as atividades da diretoria acessando a agenda da diretoria aqui.

Estamos mobilizados e em ação!