Sindipetro faz levantamento de casos de câncer na categoria petroleira das bases do Litoral Paulista

Ação importante para a categoria

Preocupados com os diversos casos de câncer que vem vitimando os petroleiros do Litoral Paulista, o Departamento de Saúde do Sindipetro-LP, há três anos, iniciou o detalhamento desta patologia que se desenvolve entre os petroleiros duas vezes e meia a mais se comparada aos demais casos da população da baixada santista. O levantamento vem sendo feito junto aos associados e familiares de casos que estão em tratamento contra o câncer e de petroleiros que tiveram mortes relacionadas à doença nos últimos dez anos.

O objetivo do levantamento é analisar os casos para definir estratégias, ações e medidas que diminuam a exposição, acompanhar os casos em tratamento e/ou investigação e, em caso de óbitos dar suporte jurídico às famílias. Para isso, contamos com a colaboração dos petroleiros da ativa, aposentado ou dos familiares para que entrem em contato com o sindicato, enviando mensagem para o e-mail servicosocial@sindipetrosantos.com.br, ou ligando para o Departamento de Saúde do Sindicato pelo número (13) 3202-1100, informando intenção em colaborar com o levantamento.

As doenças relacionadas ao trabalho, em sua maioria são decorrentes da exposição ocupacional de diversos agentes nocivos presentes no ambiente laboral. Na área da refinaria, terminais e nas plataformas de petróleo existe uma infinidade de agentes perigosos e produtos tóxicos que trazem riscos aos trabalhadores petroleiros como o benzeno, tolueno, xileno, gasolina, hidrazina, 1-3 butadieno, chumbo tetra-etila, petróleo, radiações ionizantes (Césio 137), carvão mineral, gás natural, além de outros que atuam no desenvolvimento de doenças em especial o câncer, este levantamento será uma importante ferramenta de ação e prevenção além de prestar assistência social.

Participe de mais essa iniciativa do Sindipetro-LP.