Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, defende a revisão da Lei das Estatais e a privatização da Petrobrás

è golpe atrás de golpe

Em reação à desistência do economista Adriano Pires em assumir a presidência da Petrobrás, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) defendeu  a revisão da Lei das Estatais. Ele quer mudar as regras de compliance para ocupação de cargos e a privatização da Petrobrás. Afirmou, contudo, que essas são por enquanto apenas ideias dele comentadas com alguns líderes, e que não decidiu como serão debatidas no Legislativo.

Em paralelo, o governo também estuda retirar da pauta da Assembleia Geral Ordinária (AGO), convocada para 13 de abril, o item que prevê a votação dos novos conselheiros. Se essa articulação se concretizar, será necessário aguardar 30 dias antes de convocar outra assembleia para votar o novo conselho.

Essa manobra daria ao governo um fôlego de um mês para buscar outro executivo para o comando da Petrobras. Nesse cenário, o presidente da estatal, Joaquim Silva e Luna, que está demissionário, teria que permanecer no cargo até o fim do impasse. Segundo informações, Silva e Luna estaria disposto a continuar mais 30 dias no cargo, se for essa a solução. Mas o faria por dever de responsabilidade, para não deixar a empresa acéfala, explicou uma fonte. “Ele ficaria mais 30 dias apenas, nenhum a mais”, afirmou.

Fonte: Valor Investe