Semana da diretoria tem apoio à greve dos servidores de SV, à chapa 2 em Duque de Caxias, reunião com RH e mais

De 12 a 20 de março

A semana da diretoria teve atividade também no sábado (12) com conversa com os petroleiros da UTGCA, em Caraguatatuba. O tema principal foi acordo coletivo de trabalho (ACT) cuja data-base é em setembro. Além disso, também esteve em pauta o efetivo da unidade, os congressos estadual e nacional, dos quais partirão as reivindicações dos petroleiros para o acordo coletivo.

Na segunda-feira (14), os diretores Adaedson Costa e Valdemar Amaral, representando o Sindipetro-LP e a FNP, partiram para Duque de Caxias para apoiar a eleição para nova diretoria que ocorre Sindipetro Caxias, no Rios de Janeiro. A Federação Nacional dos Petroleiros e o Sindipetro-LP apoiam a Chapa 2 - Reage Petroleiro, que representa a possibilidade de reconquistar o sindicato para as lutas e mobilizações, construindo em uma importante base petroleira uma nova alternativa para a categoria. A eleição em Caxias vai até o dia 20 de março. Leia a matéria completa acessando o link https://tinyurl.com/42ns763j

Também na segunda, o diretor Fabio Mello esteve apoiando a greve dos servidores municipais de São Vicente, que entrava no quinto dia de paralização contra o aumento vergonhoso de 1,8%, oferecido pelo prefeito Kaio Amado para os trabalhadores. Na ocasião, os servidores fizeram protesto em frente à prefeitura, recebendo o apoio do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista e de outros sindicatos da região, por ser tratar de uma greve legítima e por um pleito justo.

Os servidores municipais de São Vicente pedem um reajuste salarial de 16%, o que representa dois anos de perdas inflacionárias. Na quinta-feira, a categoria rejeitou mais uma vez a proposta, mantendo a greve que completa nove dias nesta sexta (18). Todo apoio a legítima greve dos servidores(as) do serviço público de São Vicente! A greve é um direito constitucional e precisa ser respeitada!

Na terça-feira (15), a diretoria do Sindipetro-LP se reuniu com o RH da RPBC, para tratar de demandas dos trabalhadores da refinaria e UTE Euzébio Rocha. Foram mais de duas horas de reunião, em que assuntos referentes aos reflexos da greve contra ao THM de 200 horas ocuparam parte das discussões. Um dos primeiros temas, que estava fora de pauta, mas foi debatido devido aos problemas que ainda causam foi a suspensão das férias dias antes do início da greve. Leia matéria completa acessando o link: https://tinyurl.com/yc7fsmyf

Seguindo a programação semanal da diretoria, o diretor Marcelo Lima esteve nesta semana, de terça à quinta, no aeroporto de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, para acompanhar o embarque e desembarque dos petroleiros das plataformas de abrangência do Sindipetro-LP. Além de conversar com a categoria sobre demandas específicas dos embarcados, o diretor esteve convidado os petroleiros para que participem dos congressos regional e nacional da FNP, convocando-os para que se inscrevam para o III Congresso Paulista da FNP, que acontece de 1 a 2 de abril, em São José dos Campos. Para participar basta fazer inscrição através do telefone (13) 3202 1102, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h e das 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a funcionária da secretaria, Marta Isis. A data limite é dia 25 de março e as vagas são limitadas. Os petroleiros das bases do Sindipetro-LP que tiverem interesse em participar e morarem em outros estados terão o transporte e hospedagem custeados integralmente pelo Sindicato, bastando apenas informar no ato da inscrição, que deve ser feita o quanto antes, para que seja tudo organizado.

Além de servir de preparatório para o Congresso Nacional da FNP, que acontece entre os dias 28 de abril a 1º de maio, em Santos, o Congresso Paulista também será um importante fórum de discussões sobre os rumos da categoria. Saiba mais no link: https://tinyurl.com/2p884szx

O trabalho de base tem sido de suma importância para colocar a categoria a par do que vem ocorrendo na empresa, nas mesas de negociação e no Sindicato. Na quarta-feira (16), os trabalhadores do Terminal da Alemoa, em Santos, e da UTGCA, em Caraguatatuba, receberam informes sobre a Campanha Salarial, em setembro, e sobre os congressos estadual e nacional da FNP. Em pauta também AMS, que tem sido campeã de reclamações, e a campanha de associação ao Clube Cepe 2004.

Ainda na quarta, a diretoria participou da reunião Ordinário do Grupo de Trabalho (GT) do Conselho Sindical Regional da Baixada Santista e de reunião GT de Comunicação Contra Privatização da Petrobrás

Na quinta-feira (17), o diretor Fabio Mello participou de uma roda de conversa com Eric Gil Dantas, economista Ibeps, na Lula Casa Santista, sobre o tema “Quem ganha com o aumento nos combustíveis e na cesta-básica?”. A conversa foi transmitida pelo canal dps organizadores e pode ser acessado no link: https://www.youtube.com/c/LulaCasaSantista

A diretoria participou ainda de reunião com Conselho Fiscal do sindicato, para Análise Prestação de Contas 2021 e de reunião do fórum em defesa dos participantes da Petros/MAS.

Nesta sexta, a diretoria participa de pericia na RPBC e de volta a se reunir com os cabeças brancas, para discutir sobre questões da AMS.

Pela manhã, a diretoria do Sindipetro-LP esteve na UTGCA, em Caraguatatuba, na Alemoa, em Santos na RPBC e UTE-EZR, em Cubatão, para falar com os trabalhadores do turno sobre efetivo, ACT, AMS e sobre o congresso regional e nacional. Ainda em Duque de Caxias, os dirigentes do LP estão dando apoio para a Chapa 2 - Reage Petroleiro. A Chapa 2 defende a unidade da FUP e da FNP no enfretamento do desmonte da empresa que vem ocorrendo à passos largos graças a sanha privatista do atual governo.

A diretoria também esteve em reunião com o Observatório Social da Petrobrás (OSP) e participa de reunião sobre início das atividades culturais na Zona Noroeste.

A diretoria segue neste fim de semana apoiando in loco a Chapa 2, que concorre no Sindipetro Caxias.

Estamos organizados e unidos em prol dos direitos da categoria e em defesa da Petrobrás!