Participe do III Congresso Paulista da FNP e envie sua sugestão de ACT para a campanha reivindicatória

Até dia 25 de março

A categoria já sabe, a nossa data-base é 1º de setembro. Mas desde já precisamos nos organizar e, sobretudo, refletir sobre nossas principais demandas, reivindicações e necessidades. Por isso, o Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista e de São José dos Campos realizam nos dias 1º e 2 de abril  o III Congresso Paulista da FNP, em São José dos Campos, sob o temário “Petrobrás para os brasileiros” e “Chegou a hora da virada – Fora Bolsonaro”.

Além de servir de preparatório para o Congresso Nacional da FNP, que acontece entre os dias 28 de abril a 1º de maio, em Santos, o Congresso Paulista também será um importante fórum de discussões sobre os rumos da categoria. São nos congressos, por exemplo, que a categoria define democraticamente as políticas e lutas que os petroleiros vão desenvolver para o próximo período.

Para participar basta fazer inscrição através do telefone (13) 3202 1102, de segunda a quinta-feira das 8h às 12h e das 14h e das 18h e às sextas-feiras das 8h às 12h e das 13h às 17h, com a funcionária da secretaria, Marta Isis. A data limite é dia 25 de março e as vagas são limitadas. Os petroleiros das bases do Sindipetro-LP que tiverem interesse em participar e morarem em outros estados terão o transporte e hospedagem custeados integralmente pelo Sindicato, bastando apenas informar no ato da inscrição, que deve ser feita o quanto antes, para que seja tudo organizado.

Sugestões

O evento ganha fundamental importância com a participação ativa de toda a categoria. Não queremos que apenas os participantes do congresso tenham a oportunidade de construir uma pauta reivindicatória que expresse a opinião da categoria. Queremos que todos tenham a oportunidade de colaborar, seja enviando críticas, sugestões de novas reivindicações ou perguntas. Enfim, queremos construir coletivamente a nossa campanha.

Por isso, o Sindipetro-LP está articulando iniciativas para fomentar o debate. Em nosso site, disponibilizamos (clique aqui) o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da Transpetro e da Petrobrás. Queremos que a partir destes documentos os petroleiros possam contribuir.

Pedimos que todos enviem suas sugestões e pauta a serem discutidas e encaminhadas no congresso para o Sindicato, seja por meio dos diretores, seja por meio eletrônico. Basta enviar um e-mail, até o dia 25 de março, para imprensa@sindipetrosantos.com.br, inserindo no campo `Assunto´ a frase Sugestão ACT 2022.

Neste ano as negociações devem ser mais incisivas, pautando as bases para que tenhamos êxito em nossas reivindicações, principalmente por se tratar de ano eleitoral e em um cenário em que a classe trabalhadora tem sido criminalizada em seu direito constitucional de discutir reajuste salarial e passa por duros ataques oriundos de um governo que beneficia empresários em detrimento de direitos básicos como registro em carteira. Acreditamos na força e competência dos petroleiros para gerenciar e extrair de nossas reservas o petróleo e o gás, cada vez mais escassos e caros, cobiçados por conglomerados financeiros e vendidos a preço de banana, como pudemos constatar na venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) que foi comprada pela metade do valor real.