Diretores do Sindipetro-LP são coautores do livro “Saber operário, construção de conhecimento e a luta dos trabalhadores pela saúde”

Para quem quer saber sobre saúde no trabalho

O livro “Saber operário, construção de conhecimento e a luta dos trabalhadores pela saúde”, escrito por várias mãos, “tem como fio condutor as experiências e saberes combinados entre trabalhadores e pesquisadores, na investigação de problemas de saúde relacionados ao trabalho”. A obra, à venda pela Hucitec Editora, tem 454 páginas e 16 capítulos, dos quais quatro capítulos foram coescritos por e sobre os petroleiros, sendo três com a participação dos diretores do Sindipetro-LP Adaedson Costa, Fabio Mello e Marcelo Juvenal Vasco e da assistente social do sindicato, Pamela Passos, como coautores da pesquisa. O livro tem ainda a participação de diretores do Sindipetro São José dos Campos, que ajudaram a ampliar a pesquisa sobre o trabalho e saúde para outras unidades do Sistema Petrobrás.

A produção do livro segue uma nova técnica em que a metodologia não é feito somente com os pesquisadores, mas envolve o compartilhamento do conhecimento dos trabalhadores, aqui representados pelos dirigentes sindicais, não apenas do setor petroleiro.

O capítulo 6 do livro, “Câncer relacionado ao trabalho do petroleiro e o desenvolvimento compartilhado do processo de enfrentamento”, tem como autores Angela Paula Simonelli, Daniela Sanches Tavares, Hugo Pinto de Almeida, Mara Alice Batista Conti Takahashi, Marcelo Juvenal Vasco, Pamela Passos e Tarsila Ponce, mostra o processo de mobilização e se debruça em dados de casos de câncer nas bases do Sindipetro Litoral Paulista.

O capítulo 9, “Resistência e reorganização operária: um relato da luta unificada do setor petroleiro na Baixada Santista”, fala, dentre outras coisas, sobre a luta dos trabalhadores, que tem sido, segundo os autores, moderada pelo atrelamento sindical ao Estado. De acordo com os autores, compreende-se como atrelamento dos sindicatos ao estado “como o conjunto de leis e mecanismos estatais que procuram impedir o desenvolvimento da luta de classes, canalizando os conflitos para dentro do Estado mediante a conciliação de interesses promovida pela legislação e justiça do trabalho”. Dentro desse quadro, é possível antever as dificuldades de se manter uma categoria unida e disposta ao enfrentamento para além das conciliações propostas pela burocracia estatal. Diante dessa premissa, a região da Baixada Santista guarda ainda grandes mobilizações de trabalhadores nos últimos anos, tendo protagonizado as lutas dos trabalhadores petroleiros, da construção civil, metalúrgicos, servidores municipais, dentre outros, para questões de Saúde e Segurança, além das questões salariais. O capítulo é dedicado ao petroleiro Antonio Carcavalli e ao líder sindical Marcos Braz de Oliveira, conhecido como Macaé, que foi presidente do Sindicato da Construção Civil de Santos, ambos ferrenhos lutadores de suas categorias e que travaram um último combate contra o coronavírus dentre os seus representados, quando, durante a elaboração dessa pesquisa, foram infectados pela covid-19 e faleceram pelo vírus e demora do governo brasileiro no enfrentamento da pandemia.

O capítula 10, “Sindicato diante das políticas públicas de gestão de segurança do trabalho no setor petroleiro”, conta com a participação dos petroleiros Marcelo  Juvenal , pelo LP e Wesley Bastos e Cidiana Masini Bernardo, pelo Sindipetro São José dos Campos, fala sobre as medidas criadas pela Petrobrás diante da redução do efetivo, como fator que vem contribuindo ao aumento das doenças mentais e distúrbios psicológicos relacionados ao trabalho. O capítulo aborda “as regras de Ouro, o tratamento de conduta em Segurança, Meio Ambiente e Saúde – SMS (...); o programa “Amigo do Peito”, e a adoção de indicadores de acidentes como a Taxa de Ocorrência Registrável (TOR) e a Taxa de Acidentes Registráveis (TAR)”.

Além dos capítulos com a participação dos petroleiros, o livro “Saber operário, construção de conhecimento e a luta dos trabalhadores pela saúde”, reúne uma série de informações para quem quer entender a complexidade de iniciativas de defesa da Saúde e Segurança do trabalhador e da importância dos sindicatos e da união das categorias para que mudanças avancem em prol do trabalhador.

A diretoria do Sindipetro-LP e seus departamentos vem se dedicando, além das relações trabalhistas,  a registrar, em pesquisas e estudos os enfrentamentos e dificuldades da categoria petroleira, para deixar um legado e um caminho para as atuais e futuras lideranças que conduzirão a árdua luta dos petroleiros, em busca de melhorar as condições de trabalho, Saúde e Segurança do trabalhador.

Sobre os organizadores da obra
O livro está à venda no site da Hucitec Editora e pelo link https://lojahucitec.com.br/ e entre um assunto e outro, nos agracia com poemas e contos sobre as relações humanas e de trabalho de diversos autores.

Assinam a organização da obra: José Augusto Pina, pesquisador mestre e Doutor em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz); José Marçal Jackson Filho, ergonomista da Fundacentro e doutor em Ergonomia pelo Conservatoire National des Arts et Métier (CNAM); Katia Reis de Souza, pesquisadora do Centro de Estudos de Saúde o Trabalhador e Ecologia Humana da Escola Nacional de Saúde Pública, Sergio Arouca, Fiocruz, doutora em Saúde Pública, coordenadora do grupo de pesquisa (CNPQ), Sinthese (saúde, sindicato, trabalho, educação); Mara Alice Batista Conti Takahashi, socióloga aposentada do Cerest Piracicaba, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pela Unicamp-SP, Pós doutorado em Saúde Pública pela USP e Saúde Coletiva pela Unesp; e Lucas Brozatto Silveira, poeta, tradutor, músico e professor universitário, mestre em Saúde Pública e membro da Rede de pesquisas em Saúde do Trabalhador.

Aprecie a obra e incentive a produção de mais conteúdos como o criado pelos pesquisadores em conjunto com os trabalhadores.