Imposto de Renda: informes da Petros referentes ao ano-calendário de 2021 estão temporariamente indisponíveis

Até 28 de fevereiro

A Petros está finalizando os informes do Imposto de Renda referentes ao ano-calendário de 2021, que serão utilizados na declaração de ajuste anual deste ano. Para que as informações atualizadas possam ser liberadas nos próximos dias, os documentos dos anos anteriores ficarão temporariamente indisponíveis no aplicativo e no Portal Petros. Avisaremos assim que os informes estiverem disponíveis para consulta.

Até 28 de fevereiro, o Informe Anual de Imposto de Renda será enviado por e-mail. Por isso, participantes ativos e assistidos, ex-participantes e quem recebe pensão judicial via Petros devem verificar se o e-mail utilizado está cadastrado corretamente na Fundação. O documento também estará disponível para consulta no aplicativo e na Área do Participante, no Portal Petros.

A Petros disponibiliza três tipos de informe: rendimentos, contribuições e empréstimos. O de rendimentos é para aposentados e pensionistas que recebem benefício da Fundação. O de contribuições reúne os pagamentos mensais feitos por participantes ativos de planos instituídos e as contribuições esporádicas feitas por participantes ativos de planos patrocinados. É importante lembrar que nem todos os participantes ativos receberão informe de IR da Petros, já que as contribuições mensais ordinárias feitas nos planos patrocinados são registradas no documento fornecido pela empresa patrocinadora. Já o informe de empréstimos é destinado aos ativos e assistidos que tinham contrato de crédito consignado com a Petros em vigor no ano de 2021.

Vale lembrar também que o informe da Petros não inclui o demonstrativo de despesas médicas, informação fornecida pelas patrocinadoras, responsáveis por administrar o serviço de assistência médica. A única exceção é no caso de assistidos que têm a Fundação como patrocinadora: ex-empregados da Petros e seus pensionistas.

Em caso de dúvidas, entre em contato com pelo ''Fale conosco'' ou pelo chat online, disponíveis no aplicativo e no portal. Se preferir, ligue para a Central de Relacionamento - 0800 025 35 45 e (21) 3529-5550, para ligações de celular -, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Fonte: Petros