Entre reuniões e atos, diretoria termina semana com assembleia sobre TIR dos petroleiros da RPBC e UTE-EZR

Semana de 25 a 28 de janeiro

A diretoria do Sindipetro-LP se reuniu na segunda-feira (24) com a gestão da RPBC e UTE-EZR, em Cubatão, e o corporativo da Petrobrás, para tratar dos assuntos ligados a parada de manutenção da URA, URC e destilação que começou na terça (25). Em fevereiro de 2021 conseguimos barrar, com acordo assinado, a mudança do THM dos trabalhadores, proposta da empresa para melhorar o lucro dos acionistas, passando das atuais 168 horas para 200 horas. Com tudo isso, iremos consultar os trabalhadores em assembleias que acontecem a partir desta sexta (28). Saiba mais aqui.

Na terça-feira (25), o diretor Célio Silva seguiu para o aeroporto de Jacarepaguá, para acompanhar o embarque e desembarques dos trabalhadores das plataformas. A diretoria está atenta ao surto de covid-19 nas plataformas e cobrando da empresa o desembarque imediato dos infectados e contactantes.

Na quarta-feira (26), o diretor Fabio Mello participou do ato em apoio aos trabalhadores da MKS, em Cubatão, que mesmo trabalhando com nitrato de amônia e outras substâncias altamente tóxicas, não recebem insalubridade e nem peão recebem insalubridade e nem periculosidade. O ato foi chamado pelo sindicato da construção civil (Sintracomos), com apoios dos petroleiros e Comissão de Desempregados. O absurdo da retirada desses importantes complementos salariais dos funcionários da MKS é culpa da nefasta reforma trabalhista e do governo Bolsonaro, que vem acabando com todas as leis e fiscalizações que protegem a saúde e segurança dos trabalhadores e prova da transferência de renda dos mais pobres aos mais ricos.

Mais tarde, Mello participou de reunião com a gestão da RPBC para tratar sobre o Turno Ininterrupto de Revezamento (TIR) de 12 horas. De acordo com a empresa, a minuta apresentada pelo sindicato, com condicionantes para os trabalhadores da RPBC e UTE-EZR assinarem o acordo com a Petrobrás foi negada.

A Petrobrás também não ratificou na minuta sua carta compromisso, o que para o sindicato é motivo para desconfiar se a empresa pretende mesmo cumprir os compromissos. Diante disso, iniciaremos as assembleias nesta sexta, às 19h, para decidir sobre enfrentamento e escolher a tabela do turno de 12 horas. Saiba mais acessando o link: https://tinyurl.com/mrnewtsy

Também na quarta, o diretor Adaedson Costa participou da live organizada pela Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) sobre o reajustamento do Teto 1 da Petros. Além de Adaedson, participou da live o advogado Marcus Coelho, do jurídico da FNP e do Sindipetro-LP. A live foi transmitida pelas redes sociais da FNP. Assista acessando o link: https://tinyurl.com/yc2rafmc

Na quinta-feira (27), foi dia de conversar com os aposentados e pensionistas da Baixada Santista. O encontro foi presencial e por vídeo conferência, com a categoria tirando dúvidas sobre ações do jurídico, sobre AMS, Petros e ACT.

A tarde, foi realizada na sede, subsede e por videoconferência, mais setorial para falar mais uma vez do Teto 1 RG da Petros. Saiba mais sobre a ação acessando aqui.

Nesta sexta-feira (28) a diretoria do Sindipetro-LP se soma ao protesto dos estivadores, arrumadores, avulsos e portuários em geral de todo o Brasil, que estão realizando paralisação das atividades nos portos do país por um período de 12 horas, contra a Desestatização da Autoridade Portuária. O ato, que teve apoio do Sindipetro-LP, aconteceu em São Sebastião. A mobilização dos portuários de São Sebastião é também pela municipalização do porto da cidade.

A luta contra a privatização dos portos coincide com a dos petroleiros, que enfrentam o desmonte do sistema Petrobrás, pela mesma sanha entreguista do governo federal.

Ainda hoje, às 14h, o sindicato participa da audiência de conciliação sobre o quadro mínimo da UTGCA.

Além dessas atividades, a diretoria teve reunião com a Transpetro e Petrobrás sobre covid nas unidades, com os cabeças brancas, sobre AMS, participou de reunião na Astaipe, também com o Grupo de Trabalho (GT) de Comunicação Contra Privatização da Petrobrás e de outras atividades, que podem ser vistas na agenda da diretoria (Acesse aqui).