Semana da diretoria teve reuniões sobre turno de 12h, com GG da UN-BS sobre surto de covid e live sobre Petros

De 17 a 21 de janeiro

A diretoria da subsede, em São Sebastião, participou de ato em apoio aos trabalhadores da JRM, empresa que assumiu o contrato que era da G&E na UTGCA, que quebrou e deixou calote. Como havíamos previsto, a JRM também está atrasando os salários e benefícios de seus funcionário. O ato foi coordenado pelo Sintricom, e terminou após promessa de depósitos dos adiantamentos salarias até esta sexta-feira (21), o que foi realizado.

Os petroleiros embarcados nas plataformas da UN-BS passam, novamente, por um surto de casos de covid a bordo das unidades. Diante disso, a diretoria se reuniu algumas vezes nesta semana para falar com a gerência das plataformas, a fim de resolver o problema.

No entanto, até o momento nada de concreto foi apresentado pela empresa, que somente tomou alguma atitude, após, na terça-feira (18), os embarcados da plataforma de Mexilhão terem cruzado os braços, até que algo fosse feito.

À tarde, após muita insistência da diretoria, o diretor Fabio Mello conseguiu reunião com a gerência da UN-BS. A pressão dos trabalhadores de Mexilhão deu resultado, fazendo com que, no dia seguinte (19), a empresa desembarcasse os infectados por covid e os contactantes, muitos com mais de 20 dias embarcado, o que contraria a determinação judicial, que estabelece 15 dias a bordo. Outro feito dos trabalhadores de Mexilhão foi a testagem de todos os embarcados, fato inédito nas plataformas, uma vez que essa é uma solicitação dos sindicatos desde o início da pandemia, há dois anos.

Na terça-feira, como acontece todas as semanas, de terça a quinta, a diretoria do Sindipetro-LP, representada pelo diretor Marcelo Lima, esteva no aeroporto de Jacarepaguá acompanhando de perto o embarque para as plataformas, conversando com os trabalhadores e orientando sobre a importância de denunciar os desmandos das gerências das plataformas quanto ao surto de covid nas unidades, para que o sindicato possa atuar jurídica e politicamente.

Na última quarta-feira (19), aconteceu ainda a reunião do Sindipetro-LP e representantes da Petrobrás, para tratar das mitigações do turno de 12 horas. O ponto alto das discussões tem sido como a empresa tratará a rendição no caso de ausência do trabalhador escalado para o turno seguinte.

O RH apresentou uma carta compromisso, com itens que amenizam o problema, mas não trata de fato como se dará a aplicação em caso de ausência. Porém a carta compromissos atende os anseios dos trabalhadores e garante a não submissão da obrigatoriedade do trabalhador estar à disposição da empresa, sem receber o sobreaviso. Diante da proposta da empresa, o sindicato contra argumentou, redigindo a Minuta, incluindo como cláusula a carta proposta apresentada para a empresa. A diretoria aguarda resposta da Petrobrás e independente da resposta da empresa, está organizando assembleias para escolha da tabela de 12 horas que será aplicada.  Leia mais aqui.

Na quinta feira, o diretor do Sindipetro-LP e secretário geral da FNP, Adaedson Costa, participou da live, organizada pela FNP, sobre o reajustamento do Teto 1 da Petros. A live teve a participação também de Júlio César, diretor do Sindipetro-SJC e Marcus Coelho, advogado da FNP. Você pode assistir a gravação na integra acessando o link: https://www.youtube.com/watch?v=rRr9hy3ocL8

O sindicato participou ainda da reunião da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes em Plataformas (Ciplat) da plataforma de Mexilhão.

Nesta sexta, a diretoria participa de reunião sobre parada de manutenção, programada para acontecer na RPBC e no sábado.

A agenda da diretoria, com todas as reuniões e compromissos, pode ser acessada aqui.