Dia 20 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico que mantém as engrenagens do país em perfeito estado

No Brasil

No dia 20 de dezembro é comemorado o Dia do Mecânico no Brasil. O conhecimento e a prática do mecânico o fazem ser um profissional habilitado na manutenção, reparo e modificações que visam a melhoria dos equipamentos. A profissão tem  uma vasta área de atuação como, por exemplo, mecânico automotivo, industrial, estrutural, de embarcações, de aeronaves, entre outras especializações. Na indústria realizam reparações e modificações desde em pequenas até em gigantes aeronaves, em plataformas de petróleo ou refinarias como é no caso do Sistema Petrobrás.

Na Petrobrás existe o Técnico de Manutenção que atua na área de mecânica. O profissional  executa e participa das tarefas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva nas instalações e equipamentos industriais da sua área de especialização, empregando conhecimentos técnicos e operacionais específicos e complementares, de acordo com as instruções técnicas, desenhos, normas e legislação pertinentes; executar a fiscalização técnica dos contratos de serviços.

Na área industrial o ramo tem se expandido. Segundo dados da Confederação Nacional de Indús­tria (CNI), mostram que a percepção dos empresários sobre o desempenho da produção, do emprego, dos estoques e da utilização da capacidade instalada da indústria aumentou para 52,6 pontos – índice bastante superior aos referentes ao mesmo mês em 2015 e 2016, que ficaram abaixo dos 50 pontos. Outro fator positivo é o índice de evolução no número de empregados na indústria: pela primeira vez, desde novembro de 2013, o ciclo de demissões foi interrompido. Foram entrevistadas 1.907 empresas, sendo 760 de pequeno porte, 672 médio porte e 475 de grande porte entre 3 a 12 de novembro de 2021.

No Sistema Petrobrás a realidade é bem diferente. A atual gestão da empresa vai à contramão dos dados da CNI e apesar da capacidade de produção e dos índices positivos,  a atual gestão da empresa não abre mais concursos. O objetivo é reduzir passivo para poder facilitar a privatização e com isso reduzir o quadro funcional. Os sucessivos programas de desligamento são prova disso. A medida vem colocando as unidades operacionais em risco e isso inclui as comunidades no entorno. O Dia do mecânico no Sistema Petrobrás  tem que ser comemorado com muita luta em defesa da vida, da empresa e do trabalho.

Com informações, calendar, DM.com, portal da indústria e profissional industrial