Dia do Engenheiro é comemorado neste sábado e trata de uma profissão que ajuda a expandir o país

11 de dezembro

O Dia do Engenheiro é comemorado em 11 de dezembro. A profissão foi regulamentada no Brasil através do decreto 23.569, de 1933, assinada pelo ex-presidente do Brasil, Getúlio Vargas, que também criou o Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura e os Conselhos Regionais de Engenharia e Arquitetura, responsáveis pela fiscalização da profissão. O mesmo documento também tornou  legítima as profissões de arquiteto e de agrimensor.

Após isso, para exercer essas atividades, é preciso que o profissional tenha formação em uma instituição de ensino superior reconhecida. Também é necessário que ele seja registrado no Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA).

Em 24 de dezembro de 1966, o decreto foi revogado e a Lei no 5.194/66 passou a vigorar e hoje representa a legislação vigente que regulamenta a profissão. A lei estabelece as condições e regras para o exercício da atividade, determinando direitos e deveres, além de impor condições que garantem proteção à sociedade, levando os profissionais a desempenharem suas funções com qualidade, responsabilidade e competência.

Desde então, a engenharia desdobrou-se em mais de cem títulos e novas ramificações como, por exemplo, telecomunicação e petróleo, e continuam sendo criadas para se adaptar às inovações tecnológicas as e demandas do mercado.

A data homenageia os profissionais responsáveis por desenhar, projetar, definir estruturas, gerenciamento de recursos e concretizar construções. Eles são responsáveis por realizar projetos de forma lógica, prática e observando as regras e normas técnicas e de segurança. É através da Engenharia, em suas diversas modalidades, que se torna possível todas as expansões na infraestrutura do país. No Sistema Petrobrás atualmente existe as seguintes modalidades para engenheiro: meio ambiente, processamento, equipamentos – eletrônica, elétrica, inspeção e mecânica, petróleo, naval, segurança e do trabalho. Os engenheiros têm papel fundamental na empresa, assim como as demais categorias de trabalhadores e por isso, devem erguer a bandeira em defesa do patrimônio nacional, contra as privatizações, pela vida e por direitos que vem sendo retirados pela alta da cúpula da empresa.  O Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) é um só independente da posição na Petrobrás e por isso, a luta é de todos.

Fonte: Agência Senado, ricmais, inbec e achtrends