Dirigentes da FNP entregam dossiê em Brasília com informações técnicas e econômicas sobre o PPI

Deputados e senadores

Dirigentes da Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) continuam em Brasília para entregar o dossiê, com informações técnicas e econômicas sobre a política nacional de preços dos combustíveis, aos deputados e senadores.

Na quarta-feira (01/12), 14 gabinetes foram visitados, dentre eles, os gabinetes dos deputados: Guiga Peixoto (PSL-SP), José Medeiros (PODE-MT), Abou Anni (PSL-SP), Túlio Gadelha (PDT-PE), Felipe Carreras (PSB-PE), Tiririca (PL-SP), Alessandro Mollon (PSB-RJ), Elias Vaz (PSB-GO), Gerônimo Georgen (PP-RS), José Guimarães (PT-CE), Felipe Carretas (PSB-PE), Celso Maldaner (MDB-SC), Glauber Braga (Psol-RJ) e Paulo Ramos (PDT-RJ).

Nesta quinta, a incursão pelo Congresso Nacional continua. “Queremos apresentar aos parlamentares um estudo mais minucioso sobre a importância da Petrobrás para o desenvolvimento do Brasil e proposta para alteração da política de preço dos combustíveis. Com o dossiê, esperamos que seja criada uma comissão de estudos técnicos para mudanças na legislação, a fim de proteger a população brasileira dos preços abusivos”, afirma Adaedson Costa, secretário geral da FNP.

Até o fechamento deste texto, os dirigentes da FNP já tinham visitado o gabinete de 28 deputados: Edilázio Júnior (PSD-MA), Márcio Biolchi (MDB-RS), Geninho Zuliani (DEM-SP), Alexandre Leite (DEM-SP), Sargento Fahur (PSD-PR), Gutemberg Reis (MDB-RJ), Emidinho Madeira (PSB-MG), Professor Israel Batista (PV-DF), Vinícius Gurgel (PL-AP), Miguel Lombardi (PL-SP), Tábata Amaral (PSB-SP), André Abdon (PP-AP), Felipe Rigoni (PSB-ES), Mauro Lopes (MDB-MG), Luisa Canziani (PTB-PR), Baleia Rossi (MDB-SP), Vander Loubet (PT-MS), Gustavo Fruet (PDT-PR), Bruna Furlan (PSDB-SP), Vitor Lippi (PSDB-SP), Joice Hasselmann (PSL-SP), Gilberto Nascimento (PSC-SP), Célio Moura (PT-TO), Marcelo Aro (PP-MG), Arthur Oliveira Maia (DEM-BA), Fábio Ramalho (PMDB-MG), Rui Falcão (PT-SP) e Marcelo Brum (PSL-RS).

Vale lembrar que a Petrobrás passa por um processo de desmonte acelerado sob o governo Bolsonaro, que anunciou que pretende aprovar no Congresso um projeto de lei que vai liberar a venda da empresa por meio de seu controle acionário. Se esse projeto de lei for apresentado e aprovado, pode ser o fim da estatal.

O dossiê é uma produção do Observatório Social da Petrobrás (OSP), com informações técnicas e econômicas sobre a política nacional de preços dos combustíveis. Elaborado pelo economista Eric Gil Dantas, do OSP e do Instituto Brasileiro de Estudos Políticos e Sociais (Ibeps).

De acordo com as informações no dossiê, é possível vender combustíveis no país a preços mais acessíveis, basta acabar com o PPI (Preço de Paridade de Importação), a política que a gestão da Petrobrás utiliza para calcular o valor dos combustíveis nas refinarias.

Para saber mais sobre o Dossiê “Petrobrás para os brasileiros” acesse: https://observatoriopetrobras.com/