Petrobrás conclui venda da Refinaria Landulpho Alves, na BA, para o grupo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes

Desmonte acelerado

A Petrobrás anunciou nesta terça-feira (30) a conclusão da venda da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), em São Francisco do Conde, na Bahia, e seus ativos associados para o grupo Mubadala Capital, dos Emirados Árabes.

Segundo a Petrobrás, a operação foi concluída com o pagamento R$ 10,1 bilhões e após o cumprimento de todas as condições precedentes. O contrato ainda prevê um ajuste final do preço de aquisição, que deve ocorrer nos próximos meses.

A refinaria baiana é a primeira das oito que estão sendo vendidas pela Petrobrás a ter o processo finalizado. A Acelen, empresa criada pelo grupo Mubadala Capital para a operação, assumirá a gestão partir de 1º de dezembro. Com a venda, a RLAM passa a se chamar Refinaria de Mataripe.

O presidente do Mubadala Capital no Brasil, Oscar Fahlgren, afirmou que a empresa terá compromisso com as pessoas e com o meio ambiente.

Além da RLAM, outras duas refinarias já tiveram seus contratos de venda assinados: a Refinaria Isaac Sabbá (REMAN), no Amazonas, e a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná. Após a conclusão dos processos de desinvestimento dessas duas unidades, a Petrobras responderá por cerca de 50% do abastecimento do mercado de combustíveis no país.

Fase de transição
Após a conclusão da venda, uma fase de transição será iniciada com equipes da Petrobrás apoiando a Acelen nas operações da Refinaria de Mataripe. Essa transição ocorre por conta de um acordo de prestação de serviços, que vai evitar uma interrupção operacional.

De acordo com a Petrobrás, nenhum empregado será demitido por conta da transferência do controle da RLAM para o novo dono. No entanto, os empregados da Petrobras terão que optar por transferência para outras áreas da empresa ou aderir ao Programa de Desligamento Voluntário.