Petroleiros das bases da FNP reagem à proposta de privatização da Petrobrás e ameaçam greve geral

É luta!

Em resposta à sinalização do governo de que pretende privatizar a Petrobrás, a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) criticou nesta terça-feira (26) a iniciativa. Dirigentes da entidade afirmam que vão convocar assembleia para discutir uma greve geral da categoria.

Em vídeo divulgado no site da FNP, o secretário-geral da entidade, Adaedson Costa, classificou o anúncio da privatização como uma “atitude covarde” do presidente Jair Bolsonaro que estaria evitando “uma discussão ampla e irrestrita” sobre os preços dos combustíveis que afeta os brasileiros. “Com isso, ele tira o foco da extrapolação dos gastos públicos, no teto dos gastos, e agrada o mercado financeiro, os banqueiros e os rentistas”, declarou.

“Nós trabalhadores petroleiros vamos lutar até o último minuto para manter a Petrobrás com o povo brasileiro e manter a soberania desse país.”, disse Costa, em vídeo.

A Federação Única dos Petroleiros (FUP) também aprovou, em reunião do conselho deliberativo, uma agenda de mobilizações contra a privatização da Petrobras.

Os sindicatos associados se preparam para uma greve nacional por tempo indeterminado, caso o governo apresente, de fato, projeto de lei para desestatização da petroleira e o assunto seja pautado no Congresso.

“A FUP e sindicatos decidiram iniciar um novo processo de mobilização da categoria petroleira contra a venda da maior empresa do Brasil e da América Latina. Caso tente privatizar a Petrobras, o governo federal enfrentará a greve mais forte da história da categoria em defesa do patrimônio público nacional”, afirmou o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar, em nota.

Fonte: Valor Investe