Caravana Unitária de Lutas chega à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná

União

A Caravana Unitária de Lutas saiu do Estado de São Paulo, passou por Minas Gerais, Bahia e nesta quinta-feira (14) chegou à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar), no Paraná.  A Caravana tem sido uma oportunidade de unir a categoria em defesa da Petrobrás e alinhar as ações para defender os empregos e a vida. A Repar é um dos alvos da sanha privatista do atual governo. A unidade está programada para ser vendida até 31 de dezembro. As vendas de refinarias fazem parte do plano de desinvestimento de bilhões da Petrobrás.

As mobilizações da Caravana Unitária de Lutas, encabeçada pelos sindipetros do estado de São Paulo (Sindipetro-LP, Sindipetro-SJC e Unificado-SP), começaram com o primeiro ato no mês de agosto, segue para a Unidade de Industrialização do Xisto (SIX), no Paraná. A iniciativa pretende enfrentar a privatização orquestrada por Paulo Guedes, que caminha a passos largos com a venda de ativos da Petrobrás e de outras estatais, como Eletrobrás e Correios, e que começa com a terceirização de setores chave das unidades, abrindo as portas para empresas privadas, que ainda pretendem capacitar a mão de obra de seus futuros ativos com treinamento passado pelos trabalhadores próprios do Sistema Petrobrás.

Com o anúncio do plano de venda da Petrobrás, de maneira irrestrita, articulado  por Paulo Guedes e endossado por Jair Bolsonaro, para os próximos dez anos, a entrega dos campos maduros, e o foco no pré-sal, a mobilização e união da categoria em todo território nacional precisa ser articulada rapidamente. Esta é a única saída para barrar as negociatas que acontecem livremente, com o apoio dos governos, Congresso e Senado.

O momento agora é de mobilizar os trabalhadores contra o desmonte e entrega da maior empresa brasileira. Juntos somos mais fortes!

Fotos: Gibran Mendes