Sindipetro-LP convoca força de trabalho da RPBC para se inscrever na eleição da Cipa

15 a 19 de setembro

No período de 15 a 19 de setembro serão abertas as inscrições para composição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Refinaria Presidente Bernardes (RPBC), em Cubatão,  gestão 2021-2022. Diante disso, a diretoria do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista convoca a força de trabalho para se inscrever  nessa importante ferramenta em defesa da categoria cujo papel é de prevenir acidentes e doenças causadas pelo trabalho e ambiente laboral.

A CIPA é regulamentada através dos artigos 162 e 165 da CLT (Consolidação das Leis de Trabalho) e pela NR-5. A Norma Regulamentador 5 (NR-5) determina os principais pontos da CIPA, bem como seu funcionamento. Segundo a Norma “tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador”.

A CIPA é um instrumento para tratar da prevenção de acidentes, das condições do ambiente de trabalho e de todos os aspectos que afetam a saúde dos trabalhadores, seja ele funcionário próprio ou terceirizado. A CIPA tem como responsabilidade investigar, discutir e lutar por melhores condições de trabalho dentro da Refinaria. A CIPA é responsável por observar quais são os riscos iminentes e promover formas de prevenção.

Além disso, a CIPA também serve para executar medidas necessárias para que ações de prevenção sejam cumpridas. Um bom exemplo disso, é realizar verificações periódicas nos postos de trabalho para garantir que todos cumpram normas de segurança e prevenção.

Na RPBC temos um ambiente laboral complexo que envolve periculosidade e insalubridade nas suas três formas: física, química ou biológica - sem contar a penosidade do trabalho em turno de revezamento.

O aumento do ritmo de produção, as pressões dos chefes, o contato permanente com produtos químicos (como o benzeno), o acúmulo de funções, entre outros fatores, aumentam o risco de acidentes de trabalho e ampliam a lista de doenças ocupacionais. Surgem novas doenças do trabalho e outras proliferam, como a LER, pânico e depressão.

Uma das principais metas do Sindicato é construir CIPAs combativas no local de trabalho, com a criação de uma organização de base viva e atuante que estará à frente das lutas em defesa dos trabalhadores.

Só assim teremos uma organização de base e um Sindicato ainda mais forte para combater os ataques dos patrões e do governo. Por tudo isso, faça sua inscrição e engrosse nossas fileiras de luta!