Dia 7 de setembro é dia de participar do Grito dos Excluídos que acontece na Baixada Santista

Vida em primeiro lugar

Na próxima terça-feira, dia 7 de Setembro, trabalhadores e estudantes de todo o Brasil participam do Grito dos Excluídos - atividade realizada nacionalmente desde 1995 por setores progressistas da Igreja Católica e que reúne movimentos populares, políticos e sociais do país.  O Grito dos Excluído está em sua 27ª edição e neste ano traz o tema “Vida em primeiro lugar” e com o tema “Na luta por participação popular, saúde, comida, moradia, trabalho e renda, já!”.

Na Baixada Santista, o evento que recebe o apoio do Sindicato dos Petroleiros do Litoral Paulista, será realizado em diversas cidades (vide programação abaixo), com atividades a partir das 8h até às 12h que culminam em um ato unificado. A concentração do ato será às 15h, na Praça das Bandeiras, em Santos, de onde os participantes partirão em caminhada pelas ruas do bairro, com faixas e cartazes, até a Igreja do Embaré. Os atos irão obedecer ao uso de máscaras e o distanciamento social seguro para evitar a contaminação por Covid-19.

Em meio à pandemia o povo brasileiro tem sofrido duros golpes sob a batuta de Jair Bolsonaro e Paulo Guedes. A cada canetada a população vem sendo penalizada. O resultado dessa política é o desemprego, que hoje atinge mais de 14,8 milhões de brasileiros, 116,8 milhões de pessoas estão em situação de insegurança alimentar ou passando fome, 518 mil mortos por Covid-19 e PIB caindo 0,1% no segundo trimestre. Além disso, segundo dados do Dieese houve um salto de 22% na cesta básica no último ano.

O último golpe foi o aumento na conta de luz. A nova taxa será de R$ 14,20/100kWh, quase 50% acima da bandeira atual, e valerá para todos os consumidores de 1º de setembro de 2021 a 30 de abril de 2022.

O governo Bolsonaro também tem sido marcado pela corrupção e pela completa submissão aos interesses internacionais, sobretudo o norte-americano, sobre nossas riquezas e patrimônio nacional. Bolsonaro entrega o pré-sal brasileiro, os Correios, a Petrobrás e setores estratégicos da economia nacional às multinacionais. O principal objetivo é reduzir o tamanho Estado.

Por tudo isso é importante que todos vão às ruas para lutar por um país melhor. O Sindipetro Litoral Paulista convocam todos os trabalhadores e trabalhadores, companheiros que integram os diversos coletivos e organizações políticas da região, a se somar a esta iniciativa. É preciso resistir, é preciso colocar o bloco na rua!

Confira a programação completa do Grito dos Excluídos:

O primeiro horário é concentração e o segundo é o início do Ato. Os atos tertão duração de meia hora cada.

São Vicente - 8h30 - 9h00 - Praça Barão do Rio Branco - Centro de São Vicente

Guarujá - 9h30 - 10h00 – Local: Praça Horácio Laifer - Jardim Tejereba

Peruíbe - 09h30 - 10h00 – Local: Paróquia São João Batista.

Cubatão -10h30 - 11h00 – Local: Paróquia Nossa Senhora da Lapa

Praia Grande - 10h30 - 11h00 – Local:  Paróquia Santo Antônio

Itanhaém - 10h30 - 11h00 – Local: Paróquia Matriz Santana de Itanhaém

Santos - 11h30 - 12h00 – Local: Em frente ao Bom Prato/ Arte no Dique

Ato Unificado: Concentração às 15h00 na Praça das Bandeira em Santos.