Representantes dos trabalhadores do Polo de Cubatão se reúnem com vereadores para debater contratação de mão de obra e outros temas

A luta avança

A luta pelos trabalhadores do Polo de Cubatão prossegue. Na manhã desta quinta-feira (08), no Anfiteatro da Câmara Municipal de Cubatão, ocorreu a primeira reunião com o poder público da região. O encontro foi fruto da mobilização dos trabalhadores da Comissão de Desempregados juntamente com os dirigentes dos sindicatos dos petroleiros, construção civil e metalúrgicos.

Em pauta, a empregabilidade em Cubatão, o fluxo de contratação de mão de obra local e o retorno que o Polo industrial tem que dar à cidade principalmente em relação a responsabilidade social. A redução salarial drástica é uma triste realidade entre esses trabalhadores que são contratados por empresas que firmam contratos que favorecem apenas o lucro em detrimento da mão de obra.

Estiveram presente na reunião os representantes da Comissão de Desempregados e dos sindicatos dos petroleiros, construção civil e metalúrgicos. Os vereadores, que participaram do encontro se comprometeram a organizar novas reuniões afim de fazer uma melhor interlocução entre o Posto de Atendimento ao Trabalhador de Cubatão (PAT) e o Polo.

O Polo Industrial de Cubatão reúne empresas de cinco setores: petroquímico, siderúrgico, químicos, fertilizantes e logística, além de produção de energia e prestação de serviços.

O poder público da cidade deve manter contato as administrações das empresas que atuam no polo industrial para que deem preferência aos trabalhadores da região na abertura de vagas de emprego. Essa atitude beneficia diretamente a cidade já que o dinheiro que irá circular no comércio como, por exemplo, lojas, bares e restaurantes também irá influenciar diretamente na contratação de cidadãos cubatenses para atender à demanda.