Diretoria do Sindipetro-LP toma posse e conta com o apoio da categoria para continuar a engrossar as fileiras de luta

Gestão 2021 - 2024

Responsável por conduzir as lutas da categoria pelos próximos três anos, a diretoria do Sindipetro Litoral Paulista, que recebeu 14 novos membros, tomou posse nesta terça-feira, dia 1º de junho, com enormes tarefas. Em primeiro lugar, vamos precisar de uma grande força-tarefa para cobrar da empresa algumas demandas específicas, dentre elas todos os problemas envolvendo as medidas ineficazes e tardias de contenção a propagação do coronavírus nas unidades do Litoral Paulista, o fim do teletrabalho sem planejamento e vacinação, a nova gestão do plano de saúde da categoria que vem acabando com o orçamento dos beneficiários e o rombo na Petros.

Além disso, temos que lidar com a privatização do Sistema Petrobrás, que visa vender ativos e subsidiarias, pautada em uma falência que não existe e a redução drástica de efetivo que vem acontecendo por sucessivos PIDVs cujo único objetivo é facilitar ainda mais a política de desmonte da empresa. Atrelado a isso, temos a terceirização desenfreada que vem deixando um rastro de calotes e fechamentos de postos de trabalho dos petroleiros concursados.

Mas não podemos reduzir nossa atuação às necessidades do cotidiano. O Brasil vive uma profunda crise e até agora só a classe trabalhadora tem sido atingida. A dose de sacrifício, de aperto de contas, não é para todos os brasileiros. Os ricos continuam sendo privilegiados.

O pacote de maldades orquestrado pela dupla Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, que ataca uma série de direitos da população mais pobre, não impacta em nada o lucro dos grandes empresários e especuladores. Pelo contrário, no Brasil o número de milionários cresceu 7% e chega a quase 200 mil segundo o World Wealth Report de 2020 realizado pelo instituto de pesquisa Capgemini. O Brasil atingiu a marca do 18º país com o maior número de milionários à frente de países ricos como Suécia e da Áustria. Em contrapartida, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou que cerca de 70% dos brasileiros dispostos a trabalhar mal ganham dois salários mínimos por mês.

É neste cenário que a categoria irá enfrentar uma dura campanha reivindicatória. Neste sentido, a diretoria convoca a base para continuar apoiando a nossa luta, que é de todos, fornecendo documentos para buscarmos nossos direitos juridicamente, que nos municiem com denúncias para que o Departamento de Imprensa produza conteúdo. Além disso, que continuem mobilizados pois a categoria petroleira do Litoral Paulista tem sido exemplo de lutas e conquistas em todo país.

Pedimos que acessem nossa fanpage do Facebook, instagram, e aplicativo para acompanhar o trabalho da nova diretoria. Acompanhe, critique, dê sugestões. O trabalho continua!