Trabalhadores das unidades de Pilar e Furado, em Alagoas, entram no 2º dia de greve

Terceirização predatória

Nesta terça-feira (01/06), a greve dos petroleiros em Alagoas prossegue no seu segundo dia nas unidades de Pilar e Furado. A paralisação iniciada a partir da zero hora da última segunda-feira, 31/05,  foi deflagrada depois da implementação de uma terceirização predatória, somada a uma série de práticas  de assédio moral, para impor, a qualquer custo, a transferência de atividade-fim para empresas terceirizadas.

A desenfreada substituição de mão de obra,  feita pela gerência local,  passou a ser questionada pelos trabalhadores fazendo com que alguns chegassem ao ponto de reivindicar o direito de recusa previsto em Acordo Coletivo de Trabalho. A conduta tomada visava  evitar o iminente  comprometimento da segurança operacional nas Estações de Produção em Pilar e São Miguel dos Campos (EPPIR/UPGN e EPFUR). Em represália,  a empresa começou a perseguir e punir os operadores para forçá-los a treinar os terceirizados sem observar certas regras de segurança da própria companhia.

Por isso, a greve da categoria é uma resposta a esses desmandos e tem o objetivo de denunciar o assédio da empresa a seus trabalhadores.  Para o Sindipetro AL-SE,  a mobilização dos petroleiros é necessária porque a gestão da Petrobrás insiste no método da coação ao invés de priorizar o diálogo.  O sindicato sempre sinaliza a bandeira da negociação, mas, infelizmente,  é comum a companhia ignorar nossas propostas e não apresentar alternativas que possibilitem um acordo.

#fimdoassediomoral
#fimdaspunicoes