Ato na RPBC homenageia Antonio Carcavalli, morto há um ano, vítima da covid-19

Carcavalli, presente!

Nesta segunda-feira (31), os petroleiros do grupo 1 da RPBC participaram de um atraso em apoio aos trabalhadores da Petrobrás Biocombustível (PBIO), em greve pela incorporação de todos à holding, e aos trabalhadores do polo de Pilar e Furado, que entraram em greve hoje contra a venda dessas e outras cinco unidade em Alagoas (Anambé, Arapaçu, Cidade de São Miguel dos Campos, Paru e São Miguel dos Campos).

O Ato também homenageou os trabalhadores vítimas do coronavírus, e lembrou a morte do petroleiro, operador e cipeiro, Antonio Carcavalli, que no último domingo (30) completou um ano de sua partida.

Carcavalli foi um grande lutador das causas dos trabalhadores e no início da pandemia, quando poucos falavam em uso de máscara facial para evitar contaminação por coronavírus, o “Xerife”, como era carinhosamente chamado, brigou com a gerência da unidade para que fornecesse e exigisse a utilização do que hoje é EPI, frente ao avanço da doença na refinaria.

Naquele 30 de maio de 2020 o Brasil registrava 28.849 mortes provocadas pela covid-19 e 499.966 casos confirmados da doença. Hoje contamos mais de 462 mil mortes e 16,5 milhões de infectados pelo coronavírus.

Infelizmente, a negligência dos gestores da Petrobrás custou sua vida, além de permitir que um surto se instaurasse na RPBC no ano passado. Até hoje a gerência da RPBC age como se a pandemia estivesse sob controle, negando testar contra o coronavírus quem já foi vacinado, permitindo aglomeração durante a entrada e saída dos turnos e durante as refeições, promovendo parada de manutenção e realizando serviços não essenciais, tudo em nome do lucro.

Até o momento, após surtos de coronavírus na RPBC, após diversos trabalhadores terem sido afastados devido a contaminação pela covid-19, não se tem notícia de que a empresa abriu Comunicado de Acidente do Trabalho (CAT). Diante dessa falha da empresa, o Sindipetro-LP está com a campanha de abertura de CAT. O trabalhador que pegou o coronavírus em qualquer período, desde o início da pandemia, deve baixar o formulário em anexo (clique aqui), preencher com seus dados, assinar e enviar para o sindicato, juntamente com o(s) resultado(s) do(s) exame(s) que identificou ou diagnosticou a doença, para o e-mail aberturadecat@sindipetrosantos.com.br.

Enquanto engatinhamos no ritmo da vacinação, infectologistas e o próprio Ministério da Saúde consideram como certa uma terceira onda de casos de covid-19 no país.

Neste momento e que o Brasil está à deriva, sem uma organização nacional contra o coronavírus, é importante redobrar os cuidados com o uso de máscaras, distanciamento em locais públicos e evitar aglomerações.

#ForaBolsonaro!