Os aposentados serão em 2021 a força que faltou para barrar os ataques aos petroleiros

Dia do Aposentado

No dia 24 de janeiro se comemora o Dia do Aposentado, data dedicada a milhões de brasileiros e brasileiras que trabalharam e contribuíram para o desenvolvimento do país.

Se até 2020 o Brasil era uma das 10 maiores economias do mundo, não há dúvidas de que esse feito se deve a você aposentado/aposentada. Sendo petroleiro, sua contribuição foi ainda mais efetiva. Além de gerar riquezas que se pode contar em bilhões de reais, explorando petróleo e produzindo derivados - e que voltaram para a sociedade em forma de saúde, educação e geração de empregos -, foi graças aos seus esforços que nos tornarmos referência tecnológica na indústria mundial do petróleo. Hoje somos referência na exploração do petróleo no pré-sal e de preservação do meio ambiente. Foram as suas lutas que deram a Petrobrás ao Brasil, a AMS aos nossos filhos, a Petros para nosso futuro e tantos outros benefícios que fazem dos petroleiros a categoria mais forte, rica e articulada dentre as classes profissionais em nosso país.

Obrigado, aposentada/aposentado, por ter feito tanto por todos nós.
No entanto, a categoria que mais fez pelo país, enfrenta nos últimos anos as mais duras batalhas, quando deveriam estar gozando a vida: salários achatados ano a ano, muitos se tornaram (ou sempre foram) arrimo de família, sustentando ou ajudando financeiramente seus filhos e netos, devido o crescente desemprego no país; equacionamento; AMS mais cara; benefício farmácia ineficiente; aumento da margem consignável, dentre outros tantos ataques.

Não bastasse tudo isso, nesta altura da vida precisam lutar, literalmente, por sobreviver, diante de uma pandemia sem precedentes e de um governo e pessoas negacionistas, que expõe suas vidas deliberadamente, em nome de uma economia que graças a incompetência do governo federal já vinha encolhendo.

Fora os desafios externos, é lamentável que tenha que enfrentar ainda os ataques internos, de lideranças que deviam proteger seus interesses, mas que pouco se importaram em passar por cima de quem já se dedicou e nos deu tantas conquistas, hoje barganhadas por interesses escusos.

Os entreguistas que articularam para que o acordo coletivo dos petroleiros fosse assinado sem qualquer luta da categoria, por mais que mereçam a lata do lixo da história, serão sempre lembrados que se não fosse a pandemia, as assembleias nas sedes dos sindicatos estariam lotadas dos bravos guerreiros e guerreias, que, como é tradição na categoria petroleira, estariam pressionando os trabalhadores da ativa a recusarem a proposta vergonhosa feita pela equipe de Castello Branco. Infelizmente, os covardes agem dessa forma, precisam de brechas para poder avançar em seus intentos.

Podemos afirmar sem titubear que o resultado das assembleias seriam outros se a maior fatia da categoria petroleira, os aposentados, tivessem sido consultados devidamente nas assembleias de ACT do ano passado.

Não podemos esperar dois anos para agir, basta!
Com o aumento do custeio da AMS passando neste ano para o fator 40/60 e 50/50 no ano que vem, aumento da margem consignável de 13 para 30% e equacionamento estratosférico para grande parte de uma categoria que vem, ano a ano, perdendo poder de compra, chegamos a um ponto em que não há outra alternativa senão resistir!

E não vamos poder esperar dois anos para agir, ou não teremos mais nada. Precisamos nos mobilizar agora! Se Castello Branco pensa que ficará sossegado por dois anos, que é o tempo que o atual acordo coletivo terá efeito, será surpreendido. Precisamos nos reorganizar e mostrar, como na icônica greve de 1995, que a categoria petroleira está ativa e tem como exemplo e na frente de batalha os guerreiros e guerreias do passado, que nunca se furtaram de lutar.

Embora esse texto tenha como finalidade exaltar a importância dos aposentados e aposentadas para o país, cabe aqui mais um pedido para quem sempre esteve disposto a ajudar: fique firme neste momento em que não temos vacina para todos, se cuide, pois precisaremos de toda experiência e coragem que todos vocês, aposentados e aposentadas, carregam dentro de si para superarmos as adversidades impostas com golpes, mentiras e covardia.

Parabéns por inspirar coragem, pelos anos de dedicação à família, por toda contribuição a esse país e pela data, que em breve haveremos de comemorar de fato, sem “emboras”, “no entantos” e “infelizmentes”, só agradecer e felicitar!