Sindipetro-LP realiza rodada de assembleias para deliberar proposta de Participação nos Lucros

De 3 a 13 de novembro

A partir desta terça-feira (03) até o dia 13 de novembro o Sindipetro-LP realiza assembleia para discutir e deliberar sobre a PLR 2021. A categoria decidirá se aceita ou não o regramento apresentado pela gerência da Petrobrás ou a contraproposta elaborada pela FNP. Além disso, também estará em pauta a aprovação ou não de assembleia permanente. A votação acontece nas plataformas com assembleia a bordo, via aplicativo para associados que estejam em home office, pelo site através de link de votação para não sócios que também estejam em teletrabalho e na porta das unidades para os petroleiros que estão trabalhando presencialmente.

O indicativo é de rejeição, já que a categoria reivindica que a PLR seja calculada com base no lucro líquido e com metas negociadas. O que os gestores da Petrobrás vêm tentando enfiar “goela abaixo” não é um regramento, mas um programa que - além de ter um gatilho de  80% de atingimento das metas estipuladas para que ocorra o pagamento - prevê o repasse de, no máximo, uma remuneração, não importando o lucro obtido pela empresa.

O montante total para pagamento da PLR está limitado a uma remuneração do empregado (RMNR + ATS); 6,25% do lucro líquido do exercício; 25% dos dividendos distribuídos aos acionistas e 5% do EBITDA.
Trata-se de uma afronta à categoria, a responsável por produzir toda a riqueza explorada pela companhia. Para piorar a situação a proposta não é linear, ou seja, não irá contemplar toda a força de trabalho de maneira igualitária. A alta cúpula teve coragem de propor regras distintas para os petroleiros e petroleiras de diferentes subsidiárias do Sistema Petrobrás e também funções.

O valor do pagamento da participação também estará atrelado a punições dos trabalhadores. Em caso de advertência por escrito será descontado 10% do montante e em caso de suspensão serão 20%. Essa é uma cláusula subjetiva já que cita “conflito de interesse”. O termo não é nada específico e a Federação Nacional dos Petroleiros (FNP) já solicitou que a empresa especificasse o termo. Até o momento os gestores não se pronunciaram. A citação abre margem para perseguições e assédio. Um verdadeiro disparate já que virou moda dentro das unidades utilizarem desses artifícios para intimidar a força de trabalho. Haja vista, os casos que andam acontecendo na Regap.

Enquanto para a PLR do chão de fábrica a empresa oferece migalhas, aos gestores oferece  remunerações gigantescas mesmo que a empresa não apresente lucro. No dia 27 de outubro o conselho de administração da Petrobrás aprovou a revisão da Política de Remuneração dos Acionistas. O único objetivo dessa medida é possibilitar que alta cúpula da empresa proponha o pagamento de dividendos compatíveis com a geração de caixa, mesmo em período que não for detectado lucro contábil. É a famosa máxima “ao rei tudo, menos a honra”.

Vamos dar um sonoro “não” a mais esse ataque promovido por Roberto Castello Branco e sua trupe!

Saiba como votar

Votos presenciais: grupos de turno e administrativo das áreas operacionais terrestres: Todos os trabalhadores da ativa das áreas operacionais de terra que estão trabalhando normalmente as assembleias serão na porta das unidades. Elas serão realizadas com o adm e todos os grupos de turno. Não haverá votação presencial no prédio do Valongo (Edisa) e demais prédios. As assembleias acontecem até o dia 13 de novembro.

Votos por aplicativo do Sindicato: associado e associadas -  Acessar o aplicativo do Sindicato. Se caso, o associado ou associada não tenha o aplicativo no celular é necessária a instalação. Para baixar é muito fácil: basta acessar o Google Play ou Apple Store no celular e no campo de pesquisa digitar ‘sindipetrolp’. O aplicativo estará disponível para ser baixado. Após baixar, acessar a área restrita preenchendo o campo do CPF, matrícula do Sindicato e escolher a opção sócio. Em seguida clicar no ícone enquete e lá votar. A votação acontece a partir do dia 3 de novembro até às 23h59 do dia 06 de novembro. Após esse período, os votos não serão computados.

Votação eletrônica – não associados: Acessar link presente no site, facebook e instagram fazer cadastro, assistir ao vídeo e votar. A Petrobrás encaminhou a listagem dos trabalhadores e trabalhadoras das nossas bases para verificarmos o cadastro de votação. Se o petroleiro ou petroleira não estiver nessa lista não poderá votar porque o sistema não habilita a votação. A votação acontece a partir do dia 3 de novembro até às 23h59 do dia 06 de novembro. Após esse período, os votos não serão computados.

Plataformas: As assembleias nas plataformas serão feitas como costumeiramente. As listas de presença serão disponibilizadas pelo sindicato, através de e-mail, para um único membro das plataformas previamente contatado e instruído. O período do pleito será até às 23h59 do dia 06 de novembro.