Participantes que recebem pela Caixa tem até 10 de julho para cadastrar nova conta na Petros

Fique de olho no prazo!

Participantes que recebem benefício da Petros pela Caixa Econômica Federal têm até 10 de julho para informar à Fundação os dados de uma conta bancária de Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander. A partir de julho, os benefícios da Petros serão pagos apenas nos quatro bancos credenciados pela Fundação, não havendo mais crédito em conta da Caixa.

Quem recebe pela Caixa e já tem uma conta em Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander, só precisa cadastrar os dados bancários na Petros. Confira aqui o passo a passo.

Quem recebe pela Caixa e não tem conta em um desses quatro bancos, precisará abrir uma. Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander permitem a abertura de conta no site ou aplicativo dessas instituições. 

A mudança estava prevista para ocorrer em abril, mas foi adiada para julho em função das medidas de prevenção ao avanço do coronavírus e pensando no bem-estar dos participantes e de toda a sociedade. O processo não traz qualquer custo adicional para os participantes. 

Atenção: Participantes que já recebem o benefício Petros por Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander não precisam fazer qualquer atualização em seus dados bancários.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 e 21 3529-5550, para ligações de celular). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Como cadastrar a nova conta na Petros
Quem já tem uma conta em Banco do Brasil, Bradesco, Itaú ou Santander precisa cadastrá-la na Petros para receber seu benefício nela a partir de julho.

Para isso, é preciso no Portal Petros, na Área do Participante. No menu à esquerda, clicar em "Autoatendimento", "Cadastro" e, em seguida, em "Dados bancários". Selecionar a opção "Alterar dados bancários". Ao clicar neste item, serão exibidos os e-mails cadastrados para recebimento do código de validação. Se estiverem atualizados, é preciso selecionar um e-mail e clicar em "Enviar código de acesso".

O código de acesso recebido no e-mail selecionado deverá ser validado pelo sistema para avançar para a próxima tela. A seguir, deve-se inserir as informações do banco - tipo de conta, número da agência e da conta corrente. Depois, anexar um comprovante bancário das informações inseridas. Podem ser usados documentos como cartão da conta, extrato bancário, folha de talão de cheques, declaração bancária em papel timbrado ou contrato bancário. É possível usar uma foto de celular, desde que esteja nítida. Após a confirmação da solicitação, pode-se acompanhar o processo usando o menu à esquerda, em "Atendimento" e, depois, em "Meus pedidos". Apenas e-mails cadastrados na Petros há ao menos 60 dias serão válidos para o envio do código de validação.

A alteração de cadastro bancário pelo Portal Petros está disponível a aposentados e pensionistas com e-mails cadastrados na Petros há mais de 60 dias. Quem não tem e-mail cadastrado ou no caso de quem recebe pensão judicial pela Petros é necessário fazer a alteração dos dados bancários através de formulário impresso enviado pelos Correios para a sede da Petros (Rua do Ouvidor, 98, Centro, Rio de Janeiro, CEP 20040-030). O documento precisa ser assinado e ter firma reconhecida. É preciso ficar atento à lista de documentos necessários: cópia autenticada da identidade do participante ou do representante legal, cópia do comprovante de dados bancários e cópia autenticada de procuração, termo de tutela ou curatela (se for o caso).

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central de Relacionamento (0800 025 35 45 e 21 3529-5550, para ligações de celular). O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Fonte: Petros