Petrobrás vende sete campos onshore no Rio Grande do Norte por R$ 676,8 milhões

Polo Macau

Seguindo a política de desinvenstimentos da Petrobrás em campos terrestres no Brasil, a estatal informou  que concluiu a venda da totalidade da sua participação em concessões onshore do Polo Macau, situadas na Bacia Potiguar, no Rio Grande do Norte, para a empresa 3R Petroleum. A venda foi estabelecida com o pagamento de R$ 676,8 milhões para a Petrobrás.

O Polo Macau inclui os ativos de Aratum, Macau, Serra, Salina Cristal, Lagoa Aroeira, Porto Carão e Sanhaçu. A Petrobras apresentava participação total em todos os campos, exceto de Sanhaçu, na qual era operadora com 50%, enquanto a outra metade era da empresa Petrogal Brasil S.A.

“É uma ótima notícia para a Petrobrás, para a 3R-Starboard, para o setor onshore e para o mercado em geral. Um bom momento para termos novidades”, informou a gerente executiva de Gestão de Portfólio da estatal brasileira, Ana Paula Saraiva.

“A venda de ativos onshore e águas rasas é uma estratégia muito sadia para a Petrobras e cria oportunidades para novos entrantes no setor, que irão priorizar seus recursos gerando valor para a região e para o país. Temos como importante missão ser a maior produtora de gás do Rio Grande do Norte e aumentar essa oferta de gás”, disse Paulo Thiago Mendonça, sócio da Starboard, acionista controladora da 3R.

Segundo a Petrobrás, a operação está alinhada à estratégia de otimização de portfólio e melhoria de alocação do capital da companhia, passando a concentrar cada vez mais os seus recursos em águas profundas e ultra-profundas.

Desinvestimento da Petrobrás

As ações do plano de desinvestimento da estatal tem atraído novos participantes para a indústria onshore nacional, trazendo mais dinamismo para o setor. Muitas empresas de pequeno e médio portes têm mostrado interesse em investir cada vez mais em campos onshore no Norte e Nordeste do Brasil.

A companhia Central Resources do Brasil Produção de Petróleo Ltda, por exemplo, desembolsou US$ 7,2 milhões à Petrobras para a compra dos ativos de Ponta do Mel e Redonda, também localizados no Rio Grande do Norte.